Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Interior Mulher -

Previna e trate a osteoporose com receitas ricas em cálcio

 

Previna e trate a osteoporose com receitas ricas em cálcio

 

O cálcio é essencial para o desenvolvimento ósseo durante o crescimento e para a manutenção da integridade do esqueleto durante toda a vida adulta. “A ingestão adequada desse nutriente desde a infância garante o fortalecimento que os dos ossos, prevenindo doenças como  a osteoporose”, afirma a nutricionista Fabiane Lourensato.

“O osso representa o grande reservatório de cálcio do corpo. Ter uma dieta rica em alimentos fonte desse  nutriente garante um balanço de cálcio positivo. Caso contrário, o saldo será negativo, sobretudo após a menopausa e em idades avançadas, cuja absorção de cálcio diminui”, explica Marcelo Pinheiro, reumatologista da Unifesp.

Na prática, porém, as mulheres desconhecem a quantidade correta de cálcio a ser ingerido diariamente. Dados compilados pela pesquisa Firme e Forte Osteoporose 2012, que ouviu cerca de duas mil brasileiras entre 16 e 44 anos de idade, mostram que 65% das mulheres consomem leite e derivados todos os dias. Porém, em porções insuficientes segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde, que é de três ou mais porções diariamente. A pesquisa também aponta que ainda há confusão entre os alimentos que contém ou não o nutriente e os enriquecidos com ele.

De acordo com o nutrólogo Gabriel Biancardi, a massa óssea pode ser aumentada por meio da ingestão de cálcio. Por isso, confira em nosso site algumas receitas ricas em cálcio sugeridas pela nutricionista Fabiane Lourensato e previna-se! (www.goiasinterior.com.br)

Sobre a Campanha Firme e Forte

Lançada em 2011, o objetivo Campanha Firme e Forte Osteoporose é alertar e orientar a população sobre a importância da prevenção e combate à osteoporose, doença silenciosa, tão perigosa quanto à hipertensão e que já atinge 10 milhões de brasileiros. As ações estão programadas para acontecer até o fim de 2012, trazendo informações sobre a doença, ações de alerta para mudança de hábitos de vida e alimentares, além da prevenção.

É uma iniciativa inédita da Abrasso – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo e conta com o apoio do Ministério da Saúde, da International Osteoporosis Foundation (IOF) e da Federação Nacional e de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco). Para saber mais sobre a campanha, basta acessar o link: https://sejafirmeforte.com.br. Lá é possível encontrar informações, entrevistas e muitas dicas sobre o tema.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior