Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Regional -

Agroindustrialização na Agricultura Familiar

Primeiramente vou me apresentar, me chamo Tiago Lopes, Sou Presi-dente Da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares rurais do Estado de Goiás, Distrito Federal e Entorno, e Também Secretário Geral e Financeiro da Conafer/Brasil - Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil. Hoje, nesse primeiro artigo de muitos que pretendo escrever nesse jornal de grande prestígio no Sul goiano, quero falar de um assunto muito importante para o pequeno agricultor, atualmente chamado de “agricultor familiar”, aquele homem do campo que agriculta, que pesca, que cultiva sua subsistência e vende seu excedente para o mercado interno do seu município ou vende para grandes compradores intermediários que passam em nossas propriedades e assim levam nosso produto a preço de banana literalmente.

A agroindustrialização na agricultura familiar veio para salvar o pequeno agricultor, pois sabemos que na nossa grande maioria não só no estado de Goiás como em todo Brasil o selo de inspeção municipal quase não existe e só existe o carimbo da vigilância sanitária para os produtos de origem animal. Então, primeiramente vamos procurar nossos vereadores e pedir a eles que votem e ponham em prática o SIM (SELO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL), pois só com ele estaremos legalmente autorizados a vender em todo município sem perigo dos fiscais apreenderem nossos produtos.

O Governo Federal disponibiliza no site do Ministério da Agricultura o passo a passo para se criar pequenas agroindústria, o que permitirá agregar valor ao nosso produto e assim vender com preço mais justo e sair da mão do atravessador, nossos agricultores têm o direito de produzir e vender ao preço justo e não depender de atravessadores que pagam miséria ao nosso produto, além de deixar várias famílias com a única solução: sair do campo é ir mora na cidade, pois o que se produz não tem ganho suficiente para manter sua família unida e produzindo cada vez mais e gerando renda para todos.

Muito obrigado pela atenção de vocês. Deixo aqui o meu e-mail de contato e estejam a vontade para entrar em contato conosco em qualquer dúvida: tiagoabraao01@gmail.com, estaremos respondendo e orientado todos e na próxima edição trarei mais novidades do campo da Agricultura Familiar a todos, fiquem com Deus e até breve, Juntos somos mais fortes e fortes chegamos na vitória!

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior