Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Regional -

Assentados pedem ajuda a prefeituras


Assentados com lideranças de Goiatuba e Morrinhos, durante encontro na 33ª Expoagro

Assentados pedem ajuda a prefeituras


Os integrantes do Assentamento São Domingos, encravado na divisa dos municípios de Goiatuba e Morrinhos aproveitaram a 33ª Expoagro para expor alguns dos produtos cultivados e comercializados pela cooperativa criada por eles para melhorar a capacidade de articulação e agregar valor os produtos oriundos de suas áreas.

Durante a expoagro, os visitantes puderam conhecer diversos produtos no stand montado pela cooperativa, além de degustar pratos típicos da região, feitos de forma artesanal, como pamonhas, rapaduras, sucos naturais entre outros produtos.

Os assentados aproveitaram a oportunidade para convidar os prefeitos de Goiatuba e Morrinhos para um almoço, onde apresentaram algumas reivindicações que podem melhorar significativamente a vida deles o desempenho da cooperativa.

Estiveram presentes prefeito Cleumar Gomes (Morrinhos) acompanhado do vice Sebastião Martins e de vários assessores. O vice-prefeito Saburo Hayasaki “Buró”, alguns secretários e vereadores representaram o município de Goiatuba.

Os assentados reivindicaram que os dois municípios se unam para dar maior assistência à cooperativa, como manutenção nas estradas, tanto principal como nas secundárias, o que pode melhorar a eficiência da cooperativa e consequentemente incentivá-los a investir ainda mais.

 

Entenda a reivindicação

É que o Assentamento apesar de estar a poucos quilôme-tros de Goiatuba,  fica em território morrinhense o que proíbe a prefeitura de Goiatuba fazer manutenções sem um acordo entre as partes e as devidas autorizações legais.

Atualmente, boa parte dos assentados mantém algum vínculo com Goiatuba, face a proximidade. Além do mais, boa parte da produção já é comercializada para a merenda escolar da rede pública de ensino goiatubense.


Apoio - Mesmo tendo que sair mais cedo do encontro, o prefeito morrinhense, Cleumar Gomes (PP), autorizou o vice Sebastião Martins a falar em seu nome. Assim, Tiãozinho, como é mais conhecido, recebeu o documento com as reivindicações dos assentados para o governo morrinhense e Buró por parte do governo goiatubense.

Ambos os representantes assumiram o compromisso de trabalharem juntos para oferecer melhores condições aos assentados e que vão ser parceiros da cooperativa, inclusive ampliado as compras da produção para a merenda escolar.

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior