Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Noticias do Campo -

MILHETO: ADR 300, uma arma contra os Nematóides

MILHETO: ADR 300, uma arma contra os Nematóides

 

Após a colheita da soja, o foco dos produtores rurais é a safrinha. E para não deixar o solo descoberto neste período há várias opções, com destaque para a cultura do milheto, que traz materiais de alto potencial produtivo de inúmeras vantagens. Na região de Goiás os agricultores têm obtido resultados excelentes com o plantio da variedade ADR 300, desenvolvida pela Sementes Adriana.


Este material, além de proporcionar excelente produção de biomassa, possui vantagens extras, pois suas raízes profundas são capazes de absorver nutrientes dispersos no solo e promover a reciclagem dos mesmos, deixando-os disponíveis para a cultura subsequente. “O ADR 300 proporciona melhorias no solo de maneira significativa e contínua, reciclando Nitrogênio (N), Fósforo (P) e principalmente Potássio (K) fazendo com que o agricultor obtenha ganhos em produtividade, com as culturas subsequentes, sejam elas soja ou algodão” diz o Engº Agrº José Antônio Juca Matielo, Gerente Nacional de Milheto Sementes Adriana.


Outro grande benefício, oferecido pelo ADR 300 é o combate aos nematóides que atacam a cultura da soja e do algodão. São várias as espécies que vêm tirando o sono do produtor, com destaque para Pratylenchus brachyurus. Com fator de reprodução (FR) 0,2, um dos menores dentre as culturas de safrinha, o ADR 300 reduz significativamente a população dessa praga.


Estudos feitos pelo pesquisador e profº Dr. Jaime Maia dos Santos, da Unesp/Jaboticabal, comprovam que o ADR 300 “É a variedade de milheto que comprovadamente reduz a população dos nematóides de galha, Meloidogyne incognita Meloidogyne Javanica e também do Pratylenchus brachyurus e Rotylenchulus reniformis”, disse o pesquisador.


Outros estudos realizados pelo pesquisador e profº Renato Lara de Assis (Instituo Federal Goiano Campus Iporá),também comprovam as vantagens do ADR 300. “Esta variedade de milheto se tornou um arado biológico, que dentre outros benefícios, também promove a descompactação do solo”, explicou ele.


Na região de Goiatuba (GO), para melhor resultado do ADR 300, os produtores rurais contam com a assistência técnica do Spaço Agrícola, que faz todo o acompanhamento e, em parceria com a Sementes Adriana, dão todo o suporte para que sejam alcançados os melhores índices de produtividade.

 


Stand da variedade apresentada aos produtores no Dia de Campo da Spaço Agrícola, em Goiatuba

 


Produtores recebendo informações sobre as qualidades do ADR 300 no Dia de Campo que focou tecnologia

 

 

 

Edições Anteriores
Acesse as edições anteriores do Goiás Interior