Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Política -

Friboi desiste da disputa

Friboi desiste da disputa

O empresário Júnior Friboi (PMDB) desistiu da corrida eleitoral, na qual ele pretendia disputar o cargo de governador do Estado. O comunicado da desistência foi feito agora a pouco pelo Partido que divulgou carta aberta do pré-candidato e protocolada ao presidente do Diretório Regional do Partido, deputado Samuel Belchior.

A Carta foi redigida pelo empresário no dia 18 e protocolada no dia 19, mas somente hoje foi dada a publicidade. A gota d’água teria sido um pedido de anulação da pré-candidatura do empresário pela Comissão Permanente pela Unidade do PMDB, grupo de apoio a uma pré-candidatura de Iris Rezende (PMDB). A Comissão tomou a decisão após perceber que Iris Rezende é o nome mais influente e que algumas situações ilegais aconteceram dentro do partido, que obrigaram a aceitação de Júnior Friboi, que apresenta pouco tempo no PMDB.

Em nota publicada no seu perfil, Friboi ressalta seus princípios e que não deixaria de aplica-los em nenhum momento e que também não dividiria o partido, daí sua decisão. Confira a Nota:

“CARTA ABERTA AOS COMPANHEIROS DO PMDB, 22 de maio de 2014 às 17:05

Amigos, Aprendi com meus pais os valores que guiam a minha vida. Os mais importantes são a verdade e a lealdade. Sempre me pautei por eles, e com sucesso. Quando decidi entrar na política, jurei a mim mesmo e à minha família que não me afastaria dos princípios em que sempre acreditei: falar a verdade e acreditar que os outros estejam fazendo o mesmo.

Meu primeiro movimento ao ser convidado para me filiar ao PMDB foi procurar Iris Rezende, amigo de minha família por décadas. Disse a ele que pretendia disputar o governo de Goiás e perguntei se ele tinha o mesmo plano. Se tivesse, eu não viria para o partido. Não tinha o interesse de dividir a legenda.

Iris me disse naquela vez que não pretendia concorrer a governador, o que viria a reafirmar em várias conversas que tivemos depois. Me assegurou serem falsas as acusações de que não deixava nenhuma outra liderança crescer no PMDB. Que não tinha sido ele a impedir as candidaturas de Henrique Meirelles, Vanderlan Cardoso e a reeleição de Maguito Vilela. Eu acreditei, e me filiei ao PMDB.

Nesse primeiro encontro, Iris me disse para viajar pelo interior de Goiás, conversar com os companheiros. Se o PMDB me abraçasse, ele me abraçaria. Foi o que fiz, e o PMDB me abraçou.

Apesar disso, Iris se lançou pré-candidato a governador. Respeitei sua disposição e mantive a mesma postura. Para minha alegria, a imensa maioria do partido apoiou meu nome e nossa proposta de renovação. Alguns dias depois, num gesto de grandeza, Iris renunciou à pré-candidatura, anunciando sua intenção de não dividir o partido.

Infelizmente, a renúncia dele não acabou com as intrigas de bastidor ou com os ataques contra mim. A perspectiva é a do PMDB chegar às eleições como um partido dividido, marcado pelas cicatrizes da luta interna.

Eu me comprometi a não dividir o PMDB e serei fiel à minha palavra. Neste momento retiro minha candidatura. Deixo o caminho aberto para Iris Rezende disputar mais uma vez o governo de Goiás.

Acompanharei a disputa eleitoral como cidadão.

Deixo o processo eleitoral com o coração agradecido aos companheiros que honraram sua palavra e seus compromissos. E saio com a consciência tranquila de quem permaneceu fiel a seus valores. ”

Júnior Friboi

Edições Anteriores
Goiás Interior TV