Artesâo buritialegrense dá exemplo de como usar a natureza sem destruí-la
Artesão usa técnica ecológica
O artesão Jerônimo Rodrigues da Silva, um dos mais tradicionais da região, com o Ateliê João de Barro, em Buriti Alegre dá um grande exemplo de como é possível extrair a sobrevivência da natureza sem prejudicá-la.
Jerônimo promoveu mudanças no forno de seu ateliê, situado na Vila Rosa, que apesar de simples são radicais e ecologicamente corretas. É que todo artefato produzido a partir do barro precisa ser submetido ao calor para o processo de secagem, conhecida como “cura” das peças. Antes das mudanças, o artesão utilizava um forno aquecido com a queima da lenha. Agora, após as mudanças, o forno funciona com a queima da palha de arroz descartada e doada por indústria cerealista.
A atitude do artesão em parceria com a indústria que lhe doa a palha de arroz está evitando a derrubada de muitas árvores de médio e grande porte para a queima no forno, ou seja, medida simples, econômica e ecologicamente correta. Segundo o artesão, as pessoas que quiserem conhecer seu novo sistema pode visitar o ateliê a qualquer momento.
Artesão transforma barro em belas peças