Deputado Álvaro Guimarães
Casa de Apoio Olinta Guimarães é de Utilidade Pública
A Assembléia Legislativa do Estado de Goiás aprovou recentemente, e por unanimidade, Projeto de Lei do Deputado Estadual Álvaro Guimarães (PR) que declara de Utilidade Pública o Instituto de Assistência Social Olinta Guimarães, com sede em Goiânia. A entidade, fundada pelo próprio parlamentar, tem por objetivo principal dar suporte a pessoas carentes do interior do Estado que necessitam de atendimento médico na Capital. A Lei aprovada pelo Parlamento Goiano foi encaminhada ao Gabinete Civil para a sanção do Governador Marconi Perillo (PSDB).
Com o Título de Utilidade Pública, a Casa de Apoio mantida pelo Instituto de Assistência Social Olinta Guimarães poderá contar com algumas vantagens, como recebimento de doações, incentivos no Imposto de Renda ao doador particular, isenção das contribuições previdenciárias, entre outras. “Dessa forma, acreditamos que teremos apoio de empresas, pessoas físicas, Municípios e até mesmo do próprio Estado, para que possamos prestar um atendimento ainda melhor”, declara Álvaro Guimarães.
A Casa de Apoio e Assistência Social Olinta Guimarães foi inaugurada em 5 de maio de 2011. Localizada no Setor Sul, em ponto estratégico da Capital, a unidade conta com 25 leitos e total infraestrutura, oferecendo suporte para encaminhamentos de consultas, exames e internações, bem como acompanhamento e transporte, com carro e motorista à disposição exclusiva da casa. O atendimento aos pacientes em tratamento é complementado, ainda, pelo trabalho paralelo do gabinete parlamentar do atual 2º Secretário da Assembléia Legislativa, com destaque para a área de Assistência Social.
Só no ano passado, foram feitos 657 atendimentos durante os 8 primeiros meses de funcionamento da Casa. Tal volume representou 2.515 diárias, ou seja, uma média de quase 4 diárias por paciente que se hospedou pelo Instituto. Neste primeiro semestre de 2012, o número total de atendimentos aumentou, chegando a 713 registros entre os meses de janeiro e maio. A média de permanência na casa, no entanto, foi menor, quase 2,5 diárias por paciente. Os dados globais impressionam e reforçam a importância social da entidade. Em um ano de funcionamento, foram feitos 1370 atendimentos, totalizando 4234 diárias.
A maior demanda da Casa de Apoio corresponde aos Municípios de Itumbiara, Bom Jesus, Cachoeira Dourada e Castelândia, mas também há centenas de registros que incluem as cidades de Goiatuba, Marzagão, Água Limpa, Israelândia, Palestina, Edéia, Serranópolis, Posse, Gouvelândia e Iporá. Se considerarmos a proporcionalidade dos meses no comparativo entre os anos de 2011 e 2012, é possível apontar um crescimento de 33,54% na funcionalidade dos serviços prestados.
A Casa de Apoio tem um custo médio estimado em mais de R$ 15 mil por mês, referentes a aluguel, alimentação, água, luz, telefone, combustível e funcionários. A maior parte da manutenção é feita pelo próprio Deputado Álvaro Guimarães. “Contamos com alguns parceiros neste início de projeto, incluindo parcerias com prefeitos. Com a aprovação deste Título de Utilidade Pública, tenho fé em Deus que receberemos mais apoio para darmos sequência a este trabalho e melhorar o atendimento prestado”, conclui o parlamentar.