Goiás está pra Peixe
O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, esteve em Itauçu na terça-feira, 13, para firmar convênios para o incentivo da produção de peixes em Goiás. O governador Marconi Perillo não pôde comparecer, mas se fez representar pelo secretário de Planejamento e Gestão, Giuseppe Vecci. A solenidade, realizada na porta da prefeitura, foi prestigiada por mais de 40 prefeitos. Também estavam presentes vereadores de vários municípios, deputados e o senador Wilder Morais, além de piscicultores de vários municípios.
Com investimentos de 15 milhões de reais garantidos pelo Ministério da Pesca, O ministro anunciou a construção de uma fábrica de ração para peixe, que deve atender todo o Estado, e uma fábrica de calçados, bolsas e outros artigos de couro de pescados.
O Projeto Jovem Empreendedor Aquicultor, lançado em Itauçu pelo secretário-executivo do Ministério da Pesca, brigadeiro Átila Maia, em janeiro, também foi contemplado. Será ministrado curso de capacitação para 120 jovens. Ao final, cada participante terá acesso a R$ 15 mil em financiamento subsidiado para abrir ou manter a sua produção de peixes.
Senador Wilder apoia incentivo à piscicultura
O senador goiano Wilder Morais, que tem se empenhado na viabilização da piscicultura em Goiás e no Brasil, no uso da palavra durante, citou que “a solenidade representava uma multiplicação de peixes, e que foi pela multiplicação de esforços dos governos federal, estadual e municipal,” no sentido de fomentar a atividade de pescados em Goiás, “que a assinatura de convênios aconteceu.”
Wilder disse que o evento representava “o início da profissionalização da aquicultura no Estado,” e que isso “resultará em mais empregos, e estes em mais renda familiar, que por sua vez, gerarão qualidade de vida, o que significará bem-estar social.”
Segundo o ministro Marcelo Crivella, Goiás, que é rico em água, agora vai aumentar as quase 19 toneladas de peixe que produz anualmente para cerca de 200 toneladas.