Governo de Goiás lança novas cultivares de soja
As diversas parcerias mantidas pelos órgãos do setor de agropecuária do governo estadual com as instituições de pesquisas públicas e privadas foram a tônica dos pronunciamentos hoje no lançamento de novas cultivares de soja, em solenidade no Palácio das Esmeraldas. O vice-governador José Eliton Júnior prestigiou o evento, ao lado do governador Marconi Perillo, considerando como um momento de grande importância para o avanço da pesquisa agrícola goiana.
Foram lançadas cinco novas cultivares de soja, sendo duas convencionais e três transgênicas, que vão propiciar aumento de 5% a 15% na produtividade, dependendo da variedade escolhida. As novas variedades, obtidas em 11 anos de pesquisa, chegam ao mercado com um volume de mais de sete milhões de quilos de semente disponíveis para o próximo plantio. Elas foram desenvolvidas de modo a se adequar às exigências do solo e clima do cerrado brasileiro, resultando no aumento da produção.
As pesquisas que chegaram às novas variedades de sementes de soja foram desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO) e o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA), entidade privada da Associação de Produtores.
Ao falar ao público presente, composto de técnicos, pesquisadores, autoridades do setor agropecuário e políticos, o governador Marconi Perillo reafirmou o compromisso de investir cada vez mais em pesquisas, a fim de manter o crescimento da produção agropecuária e avançar nas novas tecnologias que resultarão no aumento da produtividade e produção de alimentos. O governador lembrou que o complexo de soja representa hoje 31,7% das exportações goianas, tendo alcançado a cifra de U$1,8 bilhão no ano passado. Marconi destacou ainda que Goiás é o terceiro maior produtor do grão no país, com 8,3 milhões de toneladas colhidas na última safra.