Produtores rurais recebem por preservar nascentes
Bento Godoy
Os primeiros proprietários de terras vão receber os pagamentos dentro do Programa Produtor de Água do João Leite. Uma solenidade para a entrega dos primeiros cheques vai acontecer às 14 horas da terça-feira, dia 17 de dezembro, no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico. O governador Marconi Perillo vai, pessoalmente, entregar os cheques aos produtores rurais.
Os pagamentos são de R$ 1 mil para os produtores cadastrados que aderiram ao programa. Eles estão comprometidos com a preservação das nascentes d’água presentes em suas propriedades. É o maior programa do gênero no País, abrangendo sete municípios e mais de 700 produtores rurais, o que vai beneficiar diretamente mais de dois milhões de habitantes da Região Metropolitana de Goiânia que receberão água da represa do João Leite.
O Programa Produtor de Água do Ribeirão João Leite é uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério Público de Goiás, Ibama, UFG, Faeg, Prefeituras Municipais de Goiânia, Anápolis, Nerópolis, Teresópolis de Goiás, Ouro Verde de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Goianápolis e o Governo do Estado, por meio da Semarh, Seduc, Secidades, Seagro, Agetop, Saneago, Agrodefesa e Emater.
Estão confirmadas presenças do Governador, de diversas autoridades e produtores rurais da Bacia Hidrográfica do Ribeirão João Leite.