Esta semana durante uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiatuba o Ten. Cel. Valderir Pereira Santos apresentou aos empresários o Projeto “Cidade Digital”, o qual tem como objetivo ampliar a segurança na cidade através do serviço de monitoramento.
Segundo o comando do 29º BPM, a estratégia é formar uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada para viabilizar a implantação do projeto. Durante a apresentação aos empresários foi mostrado como seria a funcionalidade da “Cidade Digital” e os custos de implantação e o custo para sua manutenção.
A princípio, o projeto prevê a instalação de câmeras em 22 pontos estratégicos e de maior vulnerabilidade o que já daria uma cobertura significativa e ampliaria a capacidade de monitoramento em tempo real.
Nessa primeira fase, os custos de implantação e manutenção de equipamentos e redes de transmissão e profissionais para gerir o sistema ficaria na ordem de quase R$ 200 mil por ano e a ideia e que o valor seja rateado entre os empresários.
A diretoria da CDL gostou do projeto, concorda com sua necessidade, todavia, ressaltou que o setor está vivendo um de seus momentos mais difíceis face a crise que atravessa o país e precisa aprofundar os estudos de viabilidade, inclusive com uma participação efetiva do poder público nesse custeio.
Diretores da CDL e o comandante Valderir durante apresentação do Projeto