A Câmara de Vereadores de Goiatuba que realiza nesta semana o período legislativo do mês de Abril aprovou importantes Projetos de Leis de autoria do próprio Poder Legislativo, dentre eles o Projeto de Lei 002/2017 que institui o “Setembro Amarelo”, para prevenção do suicídio, tipo de morte que tem crescido muito nos últimos anos e está preocupando as autoridades.
O objetivo da nova lei é fazer com que o poder público, através da Secretaria de Saúde, crie campanhas que incentivem as pessoas a cuidar melhor de sua saúde mental e psicológica, as quais são as maiores responsáveis por induzir as pessoas a darem cabo em suas vidas, já que normalmente o indivíduo quando tira sua própria vida atravessa um problema de distúrbio mental ou enfrenta algum tipo de problema de ordem emocional.
Todos os parlamentares votaram a favor da criação da lei que institui o “Setembro Amarelo” e ressaltaram a importância de sua criação, já que este é um problema de saúde pública. O Projeto de Lei teve a autoria do vereador Rogério Cardoso Scholz, o Rogério Conga.
Barretos - Neste período os vereadores aprovaram ainda diversas indicações pedindo ao Poder Executivo algumas providências, entre elas está o pedido para que a Prefeitura Municipal crie uma “Casa de Apoio” na cidade de Barretos (SP), onde dezenas de goiatubenses fazem tratamento contra o câncer e não tem onde recorrer quando precisam ficar mais de um dia naquela cidade. A indicação foi feita pelo vereador Beto do SUS.
Zona Azul – O presidente da Câmara, vereador Márcio Cassiano Vieira, o Marcim do Som, também apresentou a indicação pedindo providências do Poder Executivo para a criação de estacionamento rotativo na região central da cidade, denomina de “Área Azul”. Segundo o parlamentar só a intervenção do poder público regulamentará o uso correto e mais consciente deste espaço público na região central da cidade.