Em virtude da pandemia, o manejo ambiental, previsto para ter começado em 1º de março, começa hoje, segunda-feira, 15, sob a coordenação do Núcleo Municipal de Vetores (antiga Sucam/Funasa). O objetivo é promover uma caçada a focos e potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como: Dengue, Chikungunya e Zika, além de outras.
Durante 60 dias os agentes de endemias e os profissionais contratados para apoio, juntamente com a equipe da Secretaria de Obras vão fazer uma varredura em todos os imóveis do município (inclusive Serrinha, Venda Seca e Marcianópolis) para localização de focos e criadouros, eliminado qualquer objeto que possa manter água parada.
Os profissionais que vão atuar adentrando os imóveis receberam um treinamento para realizar sua atividade sem colocar em risco a sua saúde ou do ocupante do imóvel. Dessa forma, a coordenação do Núcleo de Vetores pede a compreensão das pessoas para que elas permitam o acesso deste agende de endemias ao imóvel neste momento em que devemos enfrentar também o mosquito da dengue.
As autoridades de saúde alertam que é necessário combater de forma eficaz a proliferação do mosquito Aedes aegypti, já que existe a possibilidade do paciente contrair Dengue e COVID-19 ao mesmo, uma associação perigosa, que pode agravar o quadro clínico do paciente e leva-lo a morte.