Segundo o Boletim Epidemiológico da Vigilância em Saúde de Goiatuba desta quarta-feira, 3, um óbito que se encontrava em análise, foi definido pelo GT como óbito por complicações do novo Coronavírus (COVID – 19).
Neste caso, o paciente era portador de outras comorbidades graves e com histórico de viagem para tratamento de alta complexidade em outro centro, onde pode ter sido contaminado e teve piora no quadro clínico levando o paciente a complicações pulmonares e óbito. Por se tratar de um vírus altamente infectante, os contatos domiciliares e não domiciliares, foram monitorados pela equipe da Atenção Básica e Vigilância em Saúde , inclusive já receberam alta do isolamento domiciliar e que a vigilância e investigação de todos os casos suspeitos e ou confirmados são monitorados continuamente.
Segundo a Vigilância em Saúde, cabe à população e principalmente os contactantes, procederem às precauções necessárias de isolamento domiciliar conforme orientação da equipe da saúde para se evitar novas contaminações caso esses contatos estejam em “janela imunológica” ou assintomáticos.