Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, dos 12 casos suspeitos, quatro já tiveram confirmação positiva e são de vítimas de Itaberaí, Itapaci, Inhumas e Goiânia. Oito casos seguem sendo investigados.
Subiu para 4 o número de mortes por dengue neste ano. A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou que os registros foram de moradores de Itaberaí, Itapaci, Inhumas e Goiânia. Oito casos suspeitos são analisados pelo Comitê de Investigação de Óbitos.
A SES divulgou na última terça-feira, 22, a confirmação da primeira morte pela doença. Todavia, uma nova reunião do comitê no mesmo dia confirmou outras três mortes, que divulgou a informação somente na tarde de quarta-feira (23).
Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que os casos de dengue dispararam no estado em 2022, com aumento de 215%. Em 2021, foram 4.771 casos confirmados contra 9.293 deste ano.
Goiatuba registra crescimento de 140% nas
notificações de suspeitos de dengue
Seguindo o perfil do Estado, o município de Goiatuba também apresenta um crescimento forte no número de notificações de casos suspeitos de dengue. Em 2021, nos meses de janeiro e fevereiro o município registrou 33 notificações, contra 79 no mesmo período deste ano, o que representa um aumento de 140% nas notificações.
Quanto aos casos confirmados, o perfil se repete. Em janeiro e fevereiro de 2021 foram confirmados 22 casos, contra 54 no mesmo período em 2022, registrando um aumento de 150%.
Gincana e manejo ambiental para enfrentar
a proliferação começa dia 3
Para enfrentar o Aedes aegypti, o município de Goiatuba criou o Plano Integrado de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya, doenças cujo o mosquito é o vetor. Dentro do Plano há diversas ações para combater a proliferação, entre elas, duas Gincanas anuais e dois manejos ambientais. A primeira edição da gincana e do manejo começam no próximo dia 3 de março e a segunda edição será em setembro.
As gincanas envolvem toda comunidade escolar e são realizadas pelas unidades educacionais estabelecidas no município. Já os manejos ambientais são executados pela equipe de endemias, através do Núcleo Municipal de Vetores (antiga FUNASA).
O lançamento da gincana e do manejo ambiental aconteceu nesta sexta-feira, 25, na Escola Municipal Vanise Salatiel e contou com a presença do prefeito Zezinho Vieira (PP) e de representantes das unidades escolares, lideranças e alunos.