O município de Goiatuba, com 34.307 habitantes (IBGE 2020), já aplicou mais de 70 mil doses da vacina contra a COVID-19 desde o início da imunização pelo Ministério da Saúde. Este número representa das vezes mais a população.
Apesar do excelente número, a aplicação de segunda dose é 15% menor do que a primeira dose, o que preocupa a coordenação da vacinação, já que dados do Ministério da Saúde mostram que as pessoas sem vacinar ou com ciclo vacinal incompleto são mais suscetíveis a complicações em caso de contaminação.
Dados recentes mostram que em Goiatuba, as pessoas que se contaminaram e evoluíram para internação estavam com esquema vacinal incompleto, sendo que diversos desses casos evoluíram para internação em leito de UTI. Ou seja, os vacinados e com esquema completo que se contaminaram tiveram menos problemas com a doenças e os que precisaram de internação, precisou apenas de internação clínica e ficaram pouco tempo internado.
Entre os vacinados, o maior público está na faixa etária de 40 a 54 anos, público economicamente ativo e que ao mesmo tempo tem muita vulnerabilidade para o surgimento de algumas comorbidades.
Confira como está a vacinação em Goiatuba por faixa etária: