Na semana passada o diretor Técnico e de Atendimento de DETRAN/GO, João Balestra do Carmo, esteve visitando a unidade do Vapt Vupt de Goiatuba, onde se reuniu com a coordenadora da unidade Fátima Costa, do Ciretran Marcelo Tassara e o vice-prefeito Elioenay Freitas Magalhães. Na oportunidade, Balestra revelou os novos objetivos e metas do DETRAN para 2016 e a metodologia de atuação do órgão através dos novos programas do órgão.
Balestra informou que Goiatuba está inserida no Programa Goiás Sinalizado e que os benefícios serão implantados ao longo deste ano. Entre eles está a sinalização horizontal e vertical de toda cidade, implantação de placas de orientação com o objetivo de levar a educação no trânsito para a comunidade.
Segundo o diretor, “o programa é sustentado pelo tripé engenharia, educação e fiscalização. O primeiro passo consiste na análise e elaboração de projetos de engenharia. Em seguida, os municípios receberão a sinalização vertical e horizontal. Quando a cidade já estiver com a sinalização novinha, outra equipe do Detran-GO virá até a cidade para desenvolver trabalhos de educação de trânsito. Só após essa etapa será dado início à fiscalização. Para Goiatuba, está previsto a implantação de uma minicidade para aulas educativas com as crianças.
O Goiás Sinalizado prevê ainda a implantação de forma gradativa das ciclofaixas, que visam garantir a segurança para os ciclistas, criando uma alternativa para o trânsito dos centros urbanos. A expectativa é de que as implantações de faixas de pedestres e de ciclofaixas contribuam para mudar o comportamento do cidadão no trânsito, no sentido de prevenir acidentes de trânsito e, acima de tudo, salvar vidas.