Goiatuba registrou nesta quarta-feira, 6, um fato triste, que foi a de superar a marca de 100 óbitos com causa base por complicações da COVID-19. O município registrou seu 101º óbito com o falecimento do contador Florêncio Alves Salgado, 77 anos, ocorrido hoje, após não resistir as complicações pela doença que tem feito milhares de vítimas em todo mundo.
O que tem impressionado as autoridades em saúde não só de Goiatuba, mas de todo mundo, é a severidade com que a doença está atacando as pessoas nesta nova onda, que independente de sexo, idade ou classe social estão adoecendo da forma mais grave e cada vez mais precisando de tratamento intensivo.
Ainda ontem, quando a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico do dia, Goiatuba registrava 36 internações, dessas, apenas 4 pacientes estavam internados no Hospital Municipal de Goiatuba Dr. Henrique Santillo, outros 32 estavam espalhados em hospitais por todo o Estado, inclusive, 14 deles em leito de UTI.
Este número impressionante nos leva a refletir o que cada um de nós estamos fazendo para evitar nossa própria contaminação e a transmissão do vírus a outras pessoas. É importante ressaltar o esforço que o poder público municipal está fazendo, que a todo custo procura não decretar o lockdown, tem reforçado a testagem da população (mais de 2/3 já foram testados), ampliado a capacidade de atendimento. No entanto, tudo isso de nada adiante se nós como indivíduos que integramos esta comunidade não fizermos nossa parte. Depois, não adiante chorarmos nossos mortos.