Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Nome do empresário Alaer muda cenário eleitoral em Goiatuba

O surgimento do nome do empresário rural Alaer Luiz Marques (PP), a cerca de 15 dias, quando o prefeito Zezinho Vieira (PP) anunciou a filiação dos irmãos Alaer e Wander Marques, em suas redes sociais, mudou por completo o cenário eleitoral de Goiatuba.

Alaer que é filho do saudoso Juca da Luiza, nunca disputou um cargo eletivo, porém, é considerado uma das reservas morais do município. Ele é empresário do agronegócio na produção de grãos e proteína animal (confinamento bovino).

Até o presente momento, o empresário não se pronunciou a respeito de ser ou não pré-candidato. O prefeito Zezinho Vieira, que além de amigo tem laços familiares com o Alaer, também não se pronunciou de forma oficial sobre quem o partido indicará para disputar as eleições que elegerá seu sucessor.

Esta mudança no cenário eleitoral de Goiatuba foi diagnosticada durante a segunda rodada sobre a intenção de votos no município realizada pela Global Consulting a pedido do Jornal Goiás Interior no sábado (13/04) e ouviu 400 eleitores. Na primeira, o nome do empresário não era cogitado e não foi inserido. Nela o ex-prefeito Marcelo Coelho liderou a preferência.

No diagnóstico Alaer, caso confirme seu nome para a disputa ao cargo de prefeito nas próximas eleições, venceria tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado. No primeiro, o empresário obteve 35,8% da intenção de voto dos entrevistados, contra 15,5% do ex-prefeito Marcelo Coelho (MDB). O ex-vereador Gabriel Faleiros (PSD) 2,3%; prefeito Zezinho Vieira 1,5%; Alberto Lopes Ribeiro (PP), o Alberto Secretário, foi o escolhido por 1% dos entrevistados; 4% dos entrevistados disseram votar Branco/Nulo; e, 39,9% se declararam indeciso ou não souberam responder.

Já no sistema estimulado, onde os candidatos são informados ao eleitor, Alaer amplia a vantagem na intenção de votos do eleitorado goiatubense e foi o escolhido por 50,5% dos entrevistados. Marcelo Coelho segue em segundo com a preferência de 21,5%; Gabriel Faleiros foi o preferido por 5%; Alberto Secretário 2%; sendo que 9,8% responderam votar Branco/Nulo; 10,3% não sabem em quem votar; e, 0,9% não responderam.

Marcelo Coelho é o mais rejeitado nesta rodada

Global Consulting também quis conhecer em quem o leitor goiatubense não votaria. Neste item, o ex-prefeito Marcelo Coelho foi o mais rejeitado com 41,5%, seguido por Alberto Secretário foi rejeitado por 10,8% dos entrevistados; Gabriel Faleiros apareceu em 3º sendo rejeitado por 9,3%; Alaer Marques não receberia o voto de 6,5% dos entrevistados; 14,3% dos entrevistados disseram votar Branco/Nulo; 11,3% dos entrevistados disseram não saber; e, 6,3% dos entrevistados não responderam.

Em eleição polarizada, Alaer venceria todos

Durante o levantamento, a Global Consulting procurou saber quem venceria quem, estimulando confrontos simulando uma eleição polarizada. Nesta modalidade, o empresário Alaer venceria qualquer um dos nomes apresentados durante as entrevistas.

Em eventual disputa contra o ex-prefeito Marcelo Coelho, Alaer teria a preferência de 56% dos entrevistados contra 22,5% de Coelho. 11,5% dos entrevistados responderam votar Branco/Nulo; 9% responderam não saber; e, 1% não responderam.

Se a disputa fosse entre Alaer e Gabriel Faleiros, o pepista teria 53,8% da intenção de votos contra 15,5% de Faleiros; 18,8% dos entrevistados votariam Branco/Nulo; 10,3% responderam não saber em quem votar; e, 1,6% dos entrevistados não responderam.

Apesar de que se um for candidato o outro não será por serem do mesmo partido, Global Consulting quis saber como seria um eventual confronto entre Alaer e Alberto. Novamente o empresário seria vencedor. Ele seria o preferido de 59% dos entrevistados contra 10,8% de Alberto. 17,8% votariam Branco/Nulo; 10,5% não sabem; e, 1,9% dos entrevistados não responderam.


Metodologia: Pesquisa foi realizada com recursos próprios da Global Consulting com metodologia quantitativa, entrevistas pessoais (presenciais em residências e locais censitários) no dia 13/04/2024 utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do município com 16 anos ou mais. Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança 95% e margem de erro máxima de 4,8%. Total de entrevistas: 400. Registro no TSE sob nº GO-06213/2024.

Edições Anteriores
Goiás Interior TV