Comunidade participa de reunião com a Polícia Comunitária.
Polícia Comunitária já é realidade
Todas as cidades sob a jurisdição do comando do 29º Batalhão já conseguiram adotar a filosofia de policiamento Comunitário. Desde o dia primeiro de fevereiro, já foram realizadas inúmeras reuniões e somente em Goiatuba, cidade sede da OPM, vários bairros receberam este benefício, inclusive com o comparecimento da comunidade local. A primeira reunião em Goiatuba acontece no Parque das Primaveras e na quarta-feira, 8, e Polícia Comunitária chegou ao povoado de Venda Seca.
As reuniões têm durado cerca de 2 horas e a participação da população tem sido efetiva, inclusive com membros do Conselho de Segurança. O Ten. Cel. Adalberto da Silva Quixabeira, em seus discursos, tem deixado bem claro a necessidade da criação de associações de bairros para melhor aproximar a comunidade da Policia Militar. Em Venda Seca, depois de ouvir atentamente as reivindicações dos moradores, que por sua vez demonstraram satisfação pela implantação da Policia Comunitária, foi proposto pela comunidade a criação do Posto Policial Militar, para o povoado local.
Após a reunião, os moradores depositar em uma caixinha de sugestões vários recados, parabenizando a polícia em sua comunidade.
A Polícia Comunitária é a fusão entre população e as instituições de segurança pública e defesa social. Baseia-se na premissa de que tanto as instituições, quanto à população local, devem ser comprometidos, não apenas envolvidos na resolução de problemas que afetam a segurança pública, tais como o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social que acentuam os problemas relativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Segundo especialistas, segurança só existe de fato, se o agente de segurança pública se fizer presente fisicamente e envolvido socialmente, pois de qualquer outra forma o resultado será uma segurança ineficiente.
A Polícia Militar tem colocado todo seu efetivo comprometido com a visão de Policia Comunitária, com o objetivo de acabar com a criminalidade e pra isso tem buscado interagir a população com os Agentes da Segurança Pública. Colaborou com esta matéria Sargento Onidnalro Pereira de Sousa, do 29º BPM.
Ten. Cel. Quixabeira falando com a comunidade