Projeto Escola no Campo
Este ano o Projeto Escola no Campo da Syngenta, em parceria com a empresa Gaia Agribusiness de Goiatuba, foi desenvolvido no Colégio Municipal São Carlos em Marcianópolis.
O projeto Escola no Campo da Syngenta tem como objetivo principal conscientizar os participantes da necessidade de preservar o meio ambiente e usar a tecnologia para a produção de alimentos mais saudáveis. Para cumprir esse objetivo, foi desenvolvido um programa didático que é usado nas escolas. O projeto conta com a participação ativa dos professores, que inserem os conteúdos educativos do projeto na grade curricular das séries atendidas. Diversas parcerias firmadas entre a Syngenta, governos estaduais, municipais e universidades possibilitam o planejamento e a execução das atividades propostas pelo Projeto Syngenta Escola no Campo.
O homem e a natureza
Estamos destruindo o mundo porque nos tornamos seres desprovidos de emoção e presos ao sistema. Só seremos capazes de preservar a natureza quando conseguirmos vê-la com a mesma inocência e encantamento de uma criança que a descobre, e entendermos que de nada adianta criarmos pessoas lotadas de informação e conhecimento, mas desprovidas de emoção e sensibilidade.
Quando formos capazes de superar um dos maiores problemas da atual sociedade: o sistema; que nos aprisiona a um mundo de cobranças, onde o tempo literalmente vale ouro e as pessoas pouco se importam uma com as outras.
De fato, morremos diariamente na sensibilidade e crescemos na arrogância! E se quisermos resolver ou amenizar os problemas ambientais provocados pelo homem, devemos acima de tudo reconhecer que a natureza não é um laboratório, onde testamos nossas experiências e simplesmente descartamos as que não deram certo.
E isso só acontece quando cada um faz a sua parte; por isso plante o sonho da vida, semeie o fruto do amor e da solidariedade.
Preserve a natureza, afinal um gesto diz mais que qualquer palavra!
Iasmim Maiara Mendes Vieira,
aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Municipal São Carlos em Marcianópolis.