Equipes iniciando os trabalhos da mbilização contra o Aedes Aegypti
Nesta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as demais secretarias e a Cia Independente do Corpo de Bombeiros de Goiatuba promov mais uma etapa da mobilização contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças que causam danos importantes, como: Dengue, Chikungunya e Zika.
A mobilização envolveu os Núcleos Municipais de Vigilância Epidemiológica e Vetores, equipes da Atenção Básica, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) que estão visitando centenas de imóveis residenciais e comerciais, além de logradouros públicos com potencial para abrigar criadouros do mosquito. Entre estes locais estão os pátios da SMT e do 29º BPM, onde há muitos veículos e pneus que podem facilitar a reprodução do Aedes.
O objetivo das equipes envolvidas nesta mobilização é localizar possíveis criadouros e eliminá-los, bem como orientar as pessoas como manter seus locais de moradia e trabalho livre do mosquito através de ações simples e rápidas. A preocupação das autoridades de Vigilância em Saúde é o fato de que o período chuvoso já se iniciou, aumentando a pressão e facilitando a proliferação do mosquito.
Na semana passada a Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma ampla campanha de combate ao Aedes, distribuindo através das redes sociais materiais com orientações simples de como evitar a reprodução do mosquito e proteger sua família.
Tambor sem a tampa é outro problema nesta época do ano
Um simples peneu pode trazer problemas sérios para saúde
Veículos mau acondicionados podem se tornar criadouros
Veículos ocupam pátiso e se tornam problema
Pátio do 29º BPM tomado por motocicletas