Equipe do Sindicato Rural, FAEG e da AJE durante lançamento do Programa para jovens empreendedores
Sindicato e FAEG lançam projeto para jovens
O desinteresse pelo agronegócio por parte dos jovens filhos de agricultores e pecuaristas já virou um dos grandes problemas do setor e assola gravemente a economia americana e européia. De olho nesse problema e vendo que o filme pode se repetir no Brasil, principalmente após o êxodo rural nos anos 80 e 90, a Federação Estadual da Agricultura – FAEG e os sindicatos rurais estão lançando um programa para evitar que a história se repita por aqui.
O Programa é denominado FAEG Jovem e será levado para todos os sindicatos do estado em parceria com a Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás – AJE, com o objetivo de desenvolver cursos de capacitação e desenvolver as habilidades dos filhos de agricultores e pecuaristas para as atividades do agronegócio.
A preocupação das lideranças ruralistas está relacionada ao fato de que a população dos produtores rurais, assim como a urbana está envelhecendo e o desinteresse dos jovens pelas atividades rurais causa uma lacuna na sucessão dos gestores das propriedades, podendo gerar um colapso no setor, um dos mais importantes para a economia brasileira.
Durante o lançamento do programa em Goiatuba, realizado na última quarta-feira, 19, cerca de 100 pessoas participaram do evento, além do diretor Institucional da FAEG, Bartolomeu Braz Pereira e da direção da AJE.
Para o presidente do Sindicato Rural de Goiatuba, Paulo Henrique Garcia Cardoso, “o Brasil está dando um passo importante, essa preocupação e o lançamento deste programa vão refletir de forma positiva lá na frente, com certeza conseguiremos manter a sucessão em nossos negócios”, concluiu.