A Spaço Agrícola realizou nesta quinta-feira, 22, mais uma edição do seu Programa Agro Conference, o qual visa reunir produtores e profissionais do agronegócio para uma conversa sobre temas e tendências do setor, sempre com a participação de profissional com amplo conhecimento sobre o assunto.
O evento desta quinta-feira abordou o tema “Previsões Climáticas para a Safra Primavera/Verão” e contou com a presença do agrometeorologista Marco Antônio do Santos, da Rural Clima, consultor da Spaço Agrícola por 6 anos muito experiente e diferencial ao meio por ser Eng. Agrônomo e meteorologista sênior.
Durante o bate-papo com os produtores Marco Antônio ressaltou que as previsões são boas para a safra a ser plantada agora. Segundo Marco Antônio “a La Niña este ano está mais fraca em virtude da temperatura do Oceano Pacífico associada a outros fatores, confirmando o cenário que apresentei em maio durante a Expoagro de Joviânia.
O agrometereologista revelou que as previsões para os próximos dias são ótimas e que na próxima semana haverá um volume significativo de chuvas para a região, o que deve permitir o plantio da safra primavera/verão no início de outubro.
Na conversa com os produtores Marco Antônio ressaltou que a safra da americana já está consolidada e que não deverão ocorrer mudanças no mercado internacional.
No entanto, para a safra que se inicia, Argentina e Paraguai, bem como uma pequena parte do Sul do Brasil podem sofrer perdas em virtude dos fatores climáticos, mas que no geral, o Brasil deve ter uma nova safra bem sucedida e de fartura. Aproveitou para alertar sobre a safrinha, já que ao longo dos últimos anos as chuvas têm cortado mais cedo, o que mostra que as escolhas precisam estar atentas a este fator.
Volneimar Lacerda, diretor da Spaço Agrícola, destacou a importância desta parceria da empresa com os produtores e profissionais, sempre oferecendo informações com ferramentas que os auxiliam na tomada de decisão. “Temos mais de 1.000 clientes amigos, os quais fazemos questão de cada vez mais levar não só informações, mas produtos e tecnologias de qualidade, para uma parceria de resultados”.