Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Goiatuba -

Spaço Agrícola Tepeyac promove evento sobre clima e pressão de doenças

O último evento do ano promovido pela Spaço Agrícola Tepeyac juntamente com sua parceira ADAMA levou aos produtores e profissionais ligados ao agronegócio informações importantes sobre os fatores climáticos e a pressão de doenças sobre as cultivares plantadas nesta safra 2024/25, especialmente a soja.

A Spaço Agrícola Tepeyac convidou o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos (Rural Clima) e o fitopatologista Luiz Carregal, autoridades nos temas, que trouxeram informações importantes para que o produtor possa ter o melhor posicionamento no trato cultural nesta reta final da safra de verão, evitando perdas significativas.

O CEO da Spaço Agrícola Tepeyac Volneimar Lacerda ressaltou o compromisso da empresa e suas parceiras em promover conteúdos essenciais para auxiliarem os produtores em suas tomadas de decisões. “Há 24 anos temos este compromisso com o amigo produtor. Acreditamos que este será um grande ano, com o Brasil produzindo uma safra recorde. Para que nada sai fora desse cenário, é preciso alguns cuidados e o Marco Antônio e o Prof. Luiz Carregal trouxeram as informações para nos posicionarmos”, veja vídeo no site.

Marco Antônio mostrou o mapa climático para a região, que mostra clima favorável para o desenvolvimento das culturas, porém, alertou sobre o favorecimento para pressão das doenças. Segundo o agrometeorologista, “o clima deverá se manter assim por todo o período, dias com chuvas, presença de sol, dias de sol e em ambos, forte calor, pouco volume de chuva, mas constante. Prestem atenção, como plantamos muito rápido, a colheita chegará de uma vez e há possibilidade de que teremos um período chuvoso ao final de janeiro até meados de fevereiro, ou seja, se preparem para a colheita”, concluiu.

Já Luiz Carregal aproveitou o gancho de Marco Antônio para ampliar a informação sobre a pressão das doenças de final de ciclo na cultura da soja que podem levar a perdas de até 60% da produtividade. “Quero alertar a todos sobre o surgimento de focos da ferrugem asiática em lavouras do interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro.Daí a importância de tomarem todo cuidado, porque o clima é favorável para pressão dessas doenças, posicionem corretamente seus químicos, façam o rodízio do grupo químico para aumentar a eficácia na proteção a cada aplicação”, arrematou.

Edições Anteriores
Goiás Interior TV