UP de Goiatuba cria laboratório de informática com computadores doados
A Unidade Prisional de Goiatuba, da 4ª Regional Sudeste da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep), recebeu a doação de 13 computadores da empresa CEAGRO LOS GROBO e está montando um laboratório de informática para os reeducandos do local. Os computadores estão estimados em R$ 8 mil.
De acordo com o diretor da UP, Juliano Galdino Ferreira, “a doação foi viabilizada graças a uma parceria com o Poder Judiciário local, por meio da Juíza da 1ª Vara de Execução Penal de Goiatuba, Sabrina Rampazzo de Oliveira”. “Alguns computadores serão utilizados para a administração, os demais serão instalados na sala de aula que temos aqui, para o projeto de inclusão digital dos presos com a criação do laboratório de informática”, completa.
Os presos beneficiados serão os alunos do EJA, que estudam as duas fases do ensino fundamental, do 1º ao 4º ano (1ª fase) e do 5º ao 9º (2ª fase). Atualmente a sala de aula funciona nos períodos da manhã e da tarde, com 26 alunos, metade em cada período. O professor do Centro de Ensino Profissionalizante (CEP) vai ministrar as aulas no laboratório de informática.
Juliano Galdino Ferreira informa ainda que as aulas de informática começarão assim que o técnico do CEP terminar a instalação dos computadores nas salas de aula. “Pra nós é uma conquista, é mais um projeto a ser desenvolvido. Acaba que isso dá uma resposta positiva para o próprio preso e para o sistema. O preso quando sair daqui terá uma qualificação a mais, isso é ação de inserção social”, enfatiza Juliano.
A UP de Goiatuba abriga hoje 70 reeduncandos, entre homens e mulheres, 40 do regime fechado e 30 do semiaberto.