Goiás Interior - A notícia como ela é !
×
Joviânia -

Professor Juarez revela porque deixou CME


Professor Juarez

Professor Juarez revela porque deixou CME

 

Insatisfeito com diversas críticas e disse que me disse ao longo dos últimos dias, o professor Juarez Humberto Guimarães (foto) resolveu deixar de lado o silêncio e revelar alguns dos verdadeiros motivos que o ajudaram a deixar o Conselho Municipal de Educação (CME). Na oportunidade o professor também falou do quadro sucessório, falou de sua situação, avaliou a atual administração e muito mais. Confira os principais pontos da entrevista.

GI: Na sua avaliação, como está a situação política hoje em Joviânia?

Juarez: Indefinida, pois até agora não sabemos quem é quem na disputa para a Prefeitura em outubro próximo. Temos pré-candidatos, más falta a definição de quem vai com quem. Sabemos da pré-candidatura de Max Pereira e que também devido a sua história, tem um forte apoio popular, e também grandes possibilidades de ser um grande Prefeito, humilde, democrata, e filho de Maria e Galeno, isso por si só já lhe bastava. Mas faltam ainda as definições de possíveis coligações que são necessárias para levá-lo à Prefeitura.

GI: Que motivos levaram o sr. A deixar o conselho municipal de educação?

Juarez: Basicamente a minha saída foi motivada por criticas da atual administração à  minha atuação como secretario de Educação e Finanças nas administrações anteriores. É claro que são criticas infundadas na maioria das vezes, que eu já tinha superado-as. Mas uma publicação em um periódico mantido pela Prefeitura dizendo que: “ durante o tempo que estive como secretario, os professores Rede Municipal de Ensino ficavam ate 4 meses sem receber os seus salários”. Fiquei muito magoado com estas inverdades, pois durante 12 anos como Secretário Municipal de Educação, atrasar salários por um período de 4 meses não aconteceu. Então senti que já era hora de afastar deste Conselho, pois se essa afirmação fosse verdadeira, eu seria indigno de fazer parte do mesmo, mas como não são, ficaria difícil para mim, continuar a participar do mesmo.                                                                          

GI: Hoje o Sr. se encontra com os direitos políticos suspensos. O que motivou essa suspensão?                            

Juarez: Foi motivado por irregularidades na condução de pagamentos de empréstimos consignados a servidores da Prefeitura Municipal de Joviânia, onde a Prefeitura descontava do servidor, mas em alguns meses não repassou ao banco credor. Isso levou a um processo que eu num primeiro momento fui ouvido como testemunha. Mas na eleição de 2010, ou seja, 03/10/2010 fui votar e ao chegar na minha seção fui informado que estava impedido de votar. Fui ao Cartório Eleitoral, então me disseram que tinha sido condenado no referido processo a 3 anos de perca dos meus direitos políticos a 3 meses atrás. Fui condenado e não informado da condenação e sem direito de defesa.

GI: Como o Sr. avalia a atual administração de Joviânia?

Juarez: Normal, sem grandes avanços. Evoluiu em algumas áreas, manteve-se em outras e em algumas ate teve retrocessos. Fala-se muito em controle das finanças, concordo. Mas também não podemos negar que ouve uma melhoria na arrecadação municipal, para se ter uma idéia no ultimo ano Prefeitura Municipal arrecadou mais  de R$ 13 milhões. Acredito eu que uma das coisas que falta para esta administração é aproximação com a população.                                                                                                         

GI: Como é o seu relacionamento pessoal com o atual prefeito?                                                                                                           

Juarez: Sem nenhuma proximidade, estou fora do circulo político, nunca participei de reuniões com a cúpula municipal, nunca fui chamado e se fosse, dispensaria.

GI: Resolvida a sua situação jurídica, qual a possibilidade de uma candidatura a um cargo publico?

Juarez: Não há nenhuma possibilidade de alguma candidatura  para cargo público de minha parte. A minha experiência de 12 anos como Secretario Municipal foi suficiente o bastante para não querer participar de qualquer atividade pública após a minha situação política seja restaurada.

GI: O que gostaria de dizer ao povo jovianiense?

Juarez: Dediquei 12 anos de vida à Prefeitura de Joviânia, conseqüentemente,  à população de Joviânia, não me arrependi e não me arrependo, aprendi muito. Tive muitas alegrias e ainda as tenho quando fico sabendo que alunos que passaram pela a nossa escola estão fazendo sucesso em instituições de ensino superior de nossa região. Isso me faz acreditar que cumprimos a nossa obrigação e não são criticas de “jornalecos” que irá destruir esse nosso trabalho. Construímos uma historia nestes 12 anos, mudamos o perfil da Educação Jovianiense. Tive a colaboração de muitas pessoas que ainda fazem parte desta valorosa equipe da rede de Ensino Municipal. Construímos, municipalizamos, ou seja, ampliamos em quantidade e qualidade o ensino de nosso município. Gostaria de dizer a todas a estas pessoas que acredito na Educação como geração de desenvolvimento humano, formação de cidadãos comprometidos com a ética, a honestidade, seriedade.  É muito fácil você construir prédios, ruas, praças. O difícil é você formar pessoas, e isso sempre foi a minha vocação. E é por isso que estou numa sala de aula e espero ficar ate o fim dos meus dias.

Edições Anteriores
Goiás Interior TV