Com objetivo de conscientizar os morrinhenses sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças virais, a Unidade Básica de Saúde Genoveva Alves/Centro promoveu uma série de ações, na última quarta-feira, 28, em alusão à Campanha Julho Amarelo, apoiada pela Prefeitura de Morrinhos, através Secretaria Municipal de Saúde.
A enfermeira e coordenadora Lucimeiry Dragalzew juntamente com a biomédica e coordenadora do Laboratório de Saúde Pública Camila Roriz possibilitaram a realização de testes rápidos – Hepatite B e C, HIV e Sífilis, em 34 pacientes que também participaram de palestra e bate-papo para o esclarecimento de dúvidas.
A programação também contou com a atuação dos agentes comunitários, além da recepcionista Sâmara, da odontóloga Thalita e sua auxiliar Gezilda e do médico Omar. A equipe do secretário José Ricardo Mendonça deixou a mensagem da pasta e o contato telefônico (64) 3417.2076 à disposição de todos os usuários da rede de Atenção Básica do município. “Para poder chamar a atenção da população para a prevenção de doenças que podem ser cuidadas e tratadas, cada mês tem a sua cor. Hoje, 28, é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Por isso, estamos realizando a testagem rápida que é uma importante estratégia para ampliar o diagnóstico da hepatite, doença com mortalidade mundial superior à causada pelo HIV. Basta uma gota de sangue e o resultado sai em alguns minutos. Muitos não sabem que estão contaminados porque, na maioria dos casos, não há sintomas”, afirma Lucimeiry, reforçando os cuidados necessários a todos presentes.