Prefeito Cleumar Gomes, primeira dama Cleusinha com familiares da homenageada no corte da fita.
Inaugurada Casa de Cultura Célia Terezinha
Mais uma vez a “Cidade dos Pomares” fez valer seu apelido de “Atenas de Goiás”. Na tarde da última terça-feira, 9, o prefeito Cleumar Gomes (PP) juntamente com seus assessores e vereadores entregaram para a comunidade morrinhense um espaço cultural, valorizando o perfil do município.
O espaço inaugurado pelo prefeito ganhou o nome de Casa da Cultura “Professora Célia Terezinha” em homenagem aos seus anos de serviços prestados à educação e as artes no município. A inauguração contou com a participação de familiares da homenageada, populares e representantes da AGEPEL.
O imóvel onde foi instalada a Casa de Cultura foi construído a mais de um século por José Rodrigues e retrata bem os detalhes da arquitetura da época. Pilares de sustentação em madeira, tijolos grandes e telhas de barro, além de pedras e cerca de madeira.
A casa havia sido comprada e restaurada décadas atrás pela Fundação Roberto Marinho que sem nenhuma explicação abandonou o projeto de preservação do imóvel. Recentemente a prefeitura municipal fez uma avaliação viu as boas condições de conservação da estrutura e adquiriu o imóvel para abrigar a Divisão de Cultura do Município.
No imóvel funcionará a parte administrativa da Divisão de Cultura e diversas oficinas permanentes para trabalhar a parte artística do município em todos os segmentos, da música ao artesanato. Receberá exposições de artistas locais e convidados além de saraus para os amantes da música.
A inauguração que foi muito prestigiado pela sociedade morrinhense teve diversas apresentações com artistas locais mostrando bem o celeiro cultural que o município mantém a mais de 150 anos.
Fórum da Cultura
O município foi palco do I Fórum Setorial de Cultura da Região Sul que procurou debater as políticas voltadas ao setor nos municípios que compõem a região. Lamentavelmente, a adesão dos municípios foi pequena e eles podem ter perdido boa oportunidade de mudar o cenário cultural da região que é há tempos não recebe investimentos.
No Fórum, realizado no Teatro Juquinha Diniz, através de uma parceria entre o Ministério da Cultura, AGEPEL e prefeitura municipal, os participantes puderam conhecer as novas condições e políticas para o setor. Também sobre o desenvolvimento de projetos e captação de recursos para projetos e programas culturais nos divesos segmentos governamentais.
Artesanatos desenvolvidos por artistas morrinhenses
Artesanatos produzidos pelas oficinas da Casa da Cultura
Prefeito Cleumar fala da importância da cultura para o desenvolvimento social
Fachada da Casa da Cultura Célia Terezinha
Apresentação da Banda Lira Sta. Cecília na Casa da Cultura
Apresentação da orquestra de violeiros