Goiatuba
Quente – Foi o clima do Programa Falando Abertamente, do último sábado, quando os apresentadores Fernando M e Saulo Severo abriram a discussão sobre a eficiência do Legislativo goiatubense. 90% dos ouvintes que participaram se pronunciaram como insatisfeitos e o consideraram ineficiente.
Quente I – O programa apresentou algumas das informações publicadas pela Coluna e apimentou ainda mais o clima. Dezenas de ouvintes ligaram para participar e dar suas opiniões.
Satisfeito – Está o empresário Elioenay Freitas, da Elioenay Tur, com a musculatura criada pelo DEM, partido que ajudou a reorganizar para as próximas eleições.
Satisfeito I – Elioenay que deixou o PTN, onde obteve 299 votos na eleição de 2008, afirmou que o DEM apresenta uma das melhores opções de nomes para compor tanto uma chapa majoritária (prefeito), como proporcional (vereadores).
Satisfeito II – Ele avalia que o partido hoje possui estrutura capaz de disputar uma eleição até mesmo sem composição com outras siglas, graças à capacidade e credibilidade dos integrantes do DEM.
Satisfeito III – Segundo o empresário, seus eleitores já estão cientes de sua mudança de sigla e entenderam os motivos que o fizeram migrar para o Democratas.
Furou – A movimentação que o vereador Sieber Buzain (PSD) programou para o último domingo, na Feira Coberta não saiu. Informações extra-oficiais dão conta de que o motivo foi a falta de quórum.
Furou I – Parece que alguns aliados que caminhariam com o pré-candidato a prefeito pela nova sigla partidária, arrumaram outros afazeres e desistiram de última hora.
Furou II – Aliás, a feira dominical tem sido o evento predileto de quase todos os pré-candidatos. Praticamente todos já passaram por lá desde que se abriu a caminhada para as eleições 2012.
Março – Nesse mês o governador Marconi Perillo deve fazer mais uma viagem à Europa, onde comandará comitiva goiana para diversos encontros de cunho político e econômico.
Março I – Confirmando a viagem do governador, seu vice, José Éliton assumirá o comando do Estado por quase 15 dias. Na agenda está uma visita a Goiatuba para lançamento de obras e também encontros políticos.
Março II – A expectativa dos Democratas goiatubenses é de que José Éliton deve anunciar importantes benefícios para o município, além de dar respaldo para seu grupo político.
Março III – Deverão compor a comitiva de José Éliton o secretário de Infraestrutura Wilder Pedro Morais e de Indústria e Comércio Alexandre Baldy
Março IV – Uma das reivindicações dos goiatubenses ao Governo Estadual é a criação de infraestrutura para o Distrito Industrial, criado há quase 20 anos e não estruturado até hoje.
Presença – Diversas autoridades estão sendo aguardadas para as festividades em comemoração aos 81 anos de emancipação político-administrativa de Goiatuba. Entre elas o presidente da Saneago, Nilson Freire e o deputado estadual Álvaro Guimarães.
Sacrifício – A falta de interesse de algumas lideranças em assumir cargos no governo municipal por um período tão curto pode levar alguns dos atuais ocupantes a serem sacrificados.
Sacrifício I – É que ocupantes de algumas importantes secretarias, fundos e autarquias pretendem disputar as eleições, buscando uma vaga no Legislativo. Caso o prefeito Marcelo Coelho (PMDB) não consiga os nomes que pretende, é dado como certo que pedirá para permanecerem nos cargos.
Sacrifício II – Segundo um analista, a falta de interesse se dá pelo simples fato de que o período além de ser curto é de final de ciclo, podendo criar no futuro alguns problemas para quem assumir as funções.
Sacrifício III – Além dos problemas que o sucessor pode assumir, outro ponto assinalado como negativo é a remuneração. O salário bruto de um 1º Escalão é pouco mais de R$ 4 mil. Considerado muito baixo para que têm afazeres que lhe rendem muito mais.
Sacrifício IV – Segundo uma fonte ligada ao Palácio Dr. Joaquim Rozendo Pinto Filho, algumas decisões sobre as mudanças no Governo Municipal poderão acontecer ainda antes do carnaval. É aguardar pra ver.
Auditório – Da FAFICH que deverá ser inaugurado brevemente será o maior da região. Com previsão para quase 900 lugares, o espaço será dotado de poltronas de alto padrão, sistema áudio-visual de primeiro mundo e um palco que servirá para os eventos pedagógicos e apresentações culturais.
Auditório I – A obra é uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica e resolverá um dos maiores gargalos da FAFICH e também da região. A falta de espaço adequado para realização de eventos. O investimento feito pela FESG é de cerca de R$ 1 milhão.
Vereadores – O debate sobre o número de vereadores no Legislativo goiatubense começará mesmo em fevereiro, conforme revelou à Coluna, o presidente da Casa, Vereador Ailton Caetano (PMDB).
Vereadores I – Ele assegura que todos os segmentos sociais serão ouvidos antes da decisão final. Todavia, sua propositura pessoal é que aumente para treze, as cadeiras na Câmara.
Vereadores II – Segundo Ailton Caetano, esse número permite ampliar a representatividade na Câmara, além de oferecer mais oportunidades aos candidatos com menor estrutura financeira ou ligado a grupos sociais com menos participantes.
Vicentinópolis
Notificado – O Ministério Público notificou quarta-feira o prefeito Neilton “Branquinho” (PSDB) para que mude as cores dos prédios públicos, que segundo o entendimento do MP estão pintados com as cores do partido do prefeito.
Notificado I – Esta disputa entre o prefeito e o MP começou no ano passado e pelo visto deve se estender ainda mais.
Notificado II – Segundo uma fonte ligada ao prefeito que pediu para não ser identificado, o prefeito e sua assessoria não entendem que a legislação está sendo desrespeitada e vão recorrer contra a ordem.
Otimista – Ficou o presidente da Câmara, vereador Jair Cândido (PSDB), após entrevista do prefeito Neilton “Branquinho” à Radio Nativa FM de Edéia, no final do ano passado.
Otimista I – Na entrevista, o prefeito assegurou que o PSDB escolherá o nome do candidato que disputará as eleições onde elegerá seu sucessor por meio de pesquisa de opinião pública.
Otimista II – Segundo o prefeito, os três principais nomes do PSDB no momento são dos vereadores Jair Cândido e Wilton Moraes e do vice-prefeito Manoel de Souza.
O Retorno – Alguns analistas da política local estão visualizando que o ex-prefeito José de Oliveira Fernandes (PMDB), o Zé do Neca, pode estar preparando sua volta ao cenário político.
O Retorno I – Eles avaliam que o partido não criou alternativas e o ex-prefeito que já comandou a prefeitura por três vezes seria a saída para tentar recuperar o comando do município.
O Retorno II – Para eles, a aprovação do prefeito Branquinho pode ser o maior obstáculo, já que o ex-prefeito não pretende macular sua biografia com uma derrota.
Buriti Alegre
Embate – A reunião promovida por Delúbio Soares (PT) na semana passada repercute até hoje. É que alguns dos presentes não gostaram da “imposição” do ex-tesoureiro que oficializou a pré-candidatura do ex-peemedebista e ex-vice-prefeito Gilberto (Hotel).
Embate I – A rejeição ao nome de Gilberto parece ser maior do que Delúbio podia imaginar e pode afastar alguns parceiros de outras eleições.
Críticas – Outro ponto que não agradou a alguns dos presentes foram as críticas dirigidas aos outros pré-candidatos da oposição, já que Gilberto não tem origem no PT e estaria mais preocupado com seus negócios particulares do que na coletividades, segundo colocações do pré-candidato durante a reunião.
Críticas I – A colocação de que os pré-candidatos não conhecem os problemas do município ou são turistas, recaíram sobre Marco Aurélio (DEM) e Tiãozinho da Ótica (PTB), já que um trabalha em Goiânia e o outro é natural de Morrinhos.
Críticas II – Alguns dos presentes entenderam o discurso do pré-candidato Gilberto como sendo de quem pretende ser prefeito apenas em beneficio próprio, esquecendo da importância do município e da comunidade. Será?
Críticas III – Em seu discurso, Gilberto afirmou que ganhando ou perdendo a eleição, no outro dia estará em frente ao seu hotel, o que foi interpretado por muitos, de que ele só tem interesse no seu empreendimento.
Divisão – Aparentemente, o Partido dos Trabalhadores saiu do encontro mais dividido do que unido. Já que Carlos Sergio, o Kabaça, filiado antigo do PT lançou sua pré-candidatura e afirmou que está pronto para disputar uma convenção.
Fora – Do embate é o que deu a entender o prefeito João Alfredo em seu pronunciamento, já que se ateve a prestar contas de sua administração.
Fora I – A postura de João Alfredo apenas reforça sua afirmação durante reunião com auxiliares, onde afirmou de que não irá interferir no processo sucessório e não indicará ninguém para não deixar a equipe na obrigação de votar em “A” ou “B”.
Fora II – Segundo o prefeito, todos terão liberdade para fazer suas escolhas e afirmou que seu sucessor poderá ser melhor ou pior do que ele, nunca igual. E que há bons nomes pleiteando sua sucessão.
Fora III – João Alfredo revelou que tomou esta decisão depois de avaliar friamente sobre gestores que interferiram no processo, seus candidatos venceram as eleições e foram maus gestores e a cobrança recaiu sobre eles, “não pretendo ser cobrado após deixar a prefeitura”, afirmou.
Resposta – Uma fonte ligada a Marco Aurélio ressaltou que o motivo do pré-candidato do Democratas morar em Goiânia é pelo simples fato de que sua única fonte de renda é o emprego na CELG, onde é funcionário de carreira e atua por quase 30 anos.
Resposta I – Para ele, a acusação de petista não tem fundamento, já que ele também não reside na cidade.
Resposta II – A fonte ressaltou ainda de que mesmo trabalhando em Goiânia, Marco Aurélio é presente e atuante em Buriti Alegre, “basta ver as Bolsas de Estudos, o apoio as famílias com exames médicos, cirurgias, empregos, entre outros tantos benefícios”.
Arremate
O vice-prefeito de Joviânia, Max Pereira Barbosa (PSDB) concedeu entrevista a Interior TV, onde falou de seus planos, da política local e muito mais, confira entrevista na íntegra no https://www.interiortv.com.br