Goiatuba
Goiânia I – Hoje, o prefeito Fernando Vasconcelos (PMDB) e comitiva recebem a primeira das máquinas (retroescavadeira) entregue pelo Governo Federal aos municípios.
Goiânia II – O benefício foi revelado no inicio da semana pelo deputado federal, Rubens Otoni (PT), quando esteve visitando o prefeito peemedebista.
Brasília I – Na semana que vem o prefeito Fernando Vasconcelos tem agenda na capital federal. Objetivo, liberar quase R$ 3 milhões destinados a investimentos na estruturação da saúde.
Brasília II – Desse montante, cerca de R$ 2,5 milhões serão para reforma e ampliação de PSFs e para construção de outras 4 unidades de UBSs (PSFs), que atualmente funcionam em imóveis alugados e inadequados para esse atendimento.
Brasília III – Outro foco do prefeito na capital federal é relativo aos recursos para a construção do lago e do parque no Córrego Lajeado, no inicio da Av. Presidente Vargas.
Brasília IV – Entre os encontros que Fernando deverá ter no Distrito Federal está o com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), amigo de Rubens Otoni.
Brasília V – Por lá, também estão as últimas expectativas dos tucanos que buscam nos tribunais reverter a situação política em Goiatuba. Praticamente ninguém tem mais esperança, principalmente por se tratar de questões constitucionais.
Encontro I – O primeiro dia de trabalho do prefeito Fernando Vasconcelos foi marcado pelo encontro com os vereadores, em seu gabinete.
Encontro II – Experiente que é, Fernando que foi vereador por 16 anos sabe da importância de um bom relacionamento com o Legislativo para que os projetos sejam aprovados com a agilidade que a situação pede.
Encontro III – Os vereadores que ouviram do prefeito o pedido de parceria nesta empreitada, saíram otimistas da reunião e afirmaram que estão prontos para trabalhar.
Vergonha – Este é o sentimento expressado pelo vereador Cleffer Lucas (PSB) durante a sessão de posse de Fernando. “Me sinto envergonhado, já estou aqui há 8 meses e ainda não consegui trabalhar, espero que agora façamos algo”, comentou.
Equipe I – A primeira semana de governo do prefeito recém-empossado foi complexa e desafiadora – formar uma equipe que atenda tanto as necessidades emergenciais da comunidade, como os partidos aliados.
Equipe II – A mais comemorada pela maioria é a de Pedro Santana que assumiu a Secretaria de Administração e Planejamento e acumulou também Finanças.
Equipe III – A mais discutida foi a do Secretário de Obras Zezinho do Bulico, onde muitos esperava uma cara nova. Zezinho já ocupou a pasta.
Equipe IV – Na avaliação de alguns analistas de plantão, Zezinho é capacitado para o cargo, mas “o momento pede alguém mais ousado e empreendedor”, já que a Secretaria precisará se desdobrar para mudar a desconfiança do eleitor.
Equipe V – A nomeação do Professor Marcos Pereira (PT) para (SEMEC) conseguiu atender duas necessidades ao mesmo tempo. De um lado o perfil conciliador e de amplo diálogo junto à classe dos professores; por outro, o PT que não elegeu nenhum vereador fica com a maior Secretaria da Administração.
Equipe VI – Dr. Sílvio Arantes é a grande novidade da primeira parte já nomeada e revelada pelo prefeito Fernando Arantes.
Equipe VII – Dr. Vinicius Borges di Ferreira, procurador geral do município, foi considerada a nomeação mais justa do governo peemedebista, diante dos serviços prestados nos dois pleitos eleitorais.
Equipe VIII – A primeira-dama Andréia Moraes com sua simplicidade tem se revelado uma verdadeira liderança e conquistado a simpatia de todos os servidores que atuam nas unidades comandadas pela Assistência.
Na fila I – O PRB, liderado pelo Pr. Marcos Roberto e o suplente de vereador Pr. Juliano, esteve reunido esta semana com o prefeito Fernando Vasconcelos. Na oportunidade, o partido se colocou à disposição e indicou que possui perfil para ocupar a direção do Banco do Povo ou da SMT.
Na fila II – Aliás, o que não faltou foi gente em busca de espaço no Governo Municipal. Nos dias em que o prefeito esteve no Gabinete, foi uma verdadeira romaria.
Na fila III – Todavia, nesse primeiro momento o prefeito só nomeou os cargos onde há gestão de fundos pela obrigatoriedade legal. As demais pastas, ele está estudando e aproveitando para economizar recursos, já que setembro costuma ter arrecadação baixa.
Água Fria I – Esta semana o ex-vereador Venilton Resende (PTB) esteve reunido com um grande advogado em Goiânia. O objetivo era saber suas reais chances de reverter a situação jurídica da eleição de 1º de setembro.
Água Fria II – Na oportunidade, ouviu do advogado: “não posso ganhar seu dinheiro, volte a trabalhar e segue sua vida, a Justiça deu algumas chances para o Reinaldo mudar, ele escolheu o caminho errado”.
Água Fria III – Segundo o advogado, uma terceira eleição seria desgastante até mesmo para a própria justiça que não tem nada haver com os problemas políticos de Goiatuba.
Buriti Alegre
Ajustes I – Uma fonte ligada ao prefeito Marco Aurélio Naves (DEM) revelou à Coluna que ele deve aproveitar o mês de outubro para promover algumas mudanças em seu Governo com o objetivo de corrigir alguns problemas pontuais.
Ajustes II – A fonte não quis revelar se haverá mudança nos quadros, mas deixou transparecer que remanejamentos podem ser feitos.
Ajustes III – Também ficou evidente que há alguns descontentamentos internos e alguns auxiliares já falam que se não houver mudanças podem deixar o Governo.
Ajustes IV – Os ajustes também devem dar o tom de como será o diálogo nos próximos dias com as lideranças que formaram a aliança que elegeu a dupla Marco Aurélio e André Chaves, visando 2014.
Prestígio I – A abertura da primeira edição da FEAGRO atraiu diversas lideranças estaduais e de toda região. Entre elas o prefeito de Panamá Divino Alexandre, Marzagão Claudinei Rabelo, vice-prefeito de Goiatuba Elioenay Magalhães.
Prestígio II – Também compareceu o presidente da FAEG José Mário Schreiner, superintende de Recursos Hídricos da SEMARH Bento de Godoy Neto, superintendente executivo da SEAGRO José Manoel Caixeta Haun.