Goiatuba
Sacudindo I
Após a retomada da Coluna muita coisa se moveu nos bastidores políticos da São Sebastião das Bananeiras, também chamada de Princesinha do Sul, nossa Goiatuba.
Sacudindo II
Alguns interessados pelo pleito eleitoral que se avista começaram a se movimentar e claro, liga pra um, liga pra outro, conversa vai, conversa vem e entre um papo e outro, o assunto é a eleição de 2024.
Sacudindo III
Nesta eleição, os municípios vão renovar seus membros do Poder Executivo e eleger os representantes do Poder Legislativo. Os vereadores são o elo da comunidade com o setor público, elaborando e aprovando leis que mexem com a vida de todos.
Sacudindo IV
Analistas da política goiatubense revelaram à Coluna, que a eleição para o legislativo no ano que vem deve retornar ao perfil das anteriores à pandemia. Ou seja, reeleger 1 ou 2 vereadores e não 6 como no último pleito.
Sacudindo V
André Luiz (André do Rodeio/Picum) tem confidenciado a amigos e correligionários o interesse de ser o nome do MDB na disputa para o Executivo Municipal. A sigla é a que mais nomes tem de interessados até o momento para este cargo.
Sacudindo VI
Além de André Luiz, a sigla tem Marinaldo Fiel, Marcelo e Reinaldo Coelho, entre outros com interesse no Palácio Dr. Joaquim Rozendo Pinto Filho.
Sacudindo VII
Por outro lado, o vereador Rogério Scholz (Cidadania), o Conga, também revelou a amigos seu interesse em compor chapa ao Executivo. O parlamentar amadureceu muito e tem como aliado o ex vice-governador e atual representante de Goiatuba na Assembleia Legislativa Lincoln Tejota.
Sacudindo VIII
Outro parlamentar que também tem demonstrado interesse para compor chapa no Executivo é o vereador Clefer Lucas (PSB). Um dos mais experientes do Legislativo Municipal tem dito a amigos e correligionários que se houver oportunidade está preparado.
Sacudindo IX
Perguntado sobre seu futuro político, Saulo Severo (UB), Chefe de Gabinete do prefeito Zezinho Vieira (PP), disse que está com o foco em ajudar na realização da Expoagro e que só após o evento pensará em política.
Sacudindo X
O empresário André Hilário (sem partido), o André da Gaia, segue sendo procurado por empresários, produtores e lideranças classistas e sociais com o objetivo de que ele aceite ser candidato a prefeito nas eleições do ano que vem.
Sacudindo XI
André tem dito a todos que vai avaliar com carinho e conversar com algumas pessoas para tomar a decisão se aceita ou não entrar para o mundo político. Uma fonte ligada ao empresário disse à Coluna, que André só entrará num projeto eleitoral se for para somar e contribuir com o desenvolvimento do município.
Porteirão
Dividido I
Isso mesmo, a eleição municipal deve colocar o governador Ronaldo Caiado (UB) em um palanque e o vice-governador Daniel Vilela (MDB) em outro. É que Henrique, atual prefeito filiado ao MDB, deve disputar a reeleição contra seu antecessor Cunha (UB).
Dividido II
A disputa deve medir a capacidade de articulação do atual prefeito contra a experiência e prestígio de Cunha, considerado por muitos o melhor prefeito do município desde sua criação.
Dividido III
Alguns aliados de Henrique têm reclamado da falta de ação de alguns assessores, o que tem permitido fortalecer o grupo ligado ao ex-prefeito Cunha.
Dividido IV
Essa insatisfação cresceu muito após a eleição da atual Mesa Diretora da Câmara de Vereadores e o bloqueio a alguns projetos de interesse do Executivo pelos parlamentares.
Dividido V
Cunha que é assessor do governador Ronaldo Caiado tem usado todo seu tempo para articular e consolidar seu grupo, que até o momento parece ter como problema apenas uma pequena disputa para indicação do vice, em sua chapa.
Panamá
Pé na estrada I
Consolidado como pré-candidato, Renê da Mota, que atualmente preside a COPERPAN, cooperativa que reúne os produtores rurais do município, vai começar sua peregrinação.
Pé na estrada II
Descansado da festa em louvor ao Divino Pai Eterno e recuperado de uma forte gripe, Renê deve começar a se reunir com as lideranças para discutir sua proposta de governo.
Pé na estrada III
O pré-candidato tem vasto conhecimento político, já foi vice-prefeito por duas vezes e liderou o grupo que conduziu o prefeito Zé Willian à prefeitura, nos dois pleitos.
Pé na estrada IV
O grupo que dá sustentação a pré-candidatura de Renê é considerado sólido e, há uma estimativa de esse grupo deve eleger a maioria dos vereadores. A escolha do vice para compor a chapa deve ficar para o início do ano. É aguardar pra ver.
Joviânia
Mano a mano I
Ao que tudo indica, a disputa pelo comando do Executivo Municipal deve mesmo ser Renin (UB) buscando se reeleger contra o ex-prefeito Max (PSDB), numa provável polarização.
Mano a mano I
Apesar de muitos não gostarem de disputas polarizadas, por entender que ela não dá oportunidade de escolha ao eleitor, a maioria dos municípios da região deve ter a eleição com esse perfil.
Mano a mano I
Tanto Max quanto Renin, só devem anunciar seus projetos políticos oficialmente em agosto. Até mesmo porque é preciso agilizar todo o processo tendo em vista as alterações na legislação.