Goiatuba
Acabou – Passada as eleições restam contabilizar os ganhos e perdas. Aliás, como os cargos são poucos há mais perdas do que ganhos.
Acabou I – Mesmo vencendo as eleições para o Executivo, a coligação que apoiou Reinaldo Cândido (PSDB) não conseguiu fazer a maioria no Legislativo, ficando o placar de 7 x 6 para o PMDB.
Acabou II – Como agora a composição da Câmara será de 13 cadeiras, esperava-se menos candidatos superando os 1.000 votos. Foram 4 e todos da coligação que apoiou Fernando Vasconcelos.
Acabou III – Donizete Carolla (PSC) foi o único vereador que conseguiu se reeleger. Alguns analistas asseguram que isso só foi possível porque o vereador Sieber estava preso, porque havia promessa pessoal de isso não aconteceria.
Acabou IV – Izaías Pirett (PP) que chegou à Câmara para seu primeiro mandato ajudado por Ronaldo Salatiel (PP) e o segundo por Marcelo Coelho (PMDB) não conseguiu êxito em voo solo, ficando apenas como suplente.
Surpresa – Foi o PSB que simplesmente obtendo 750 votos a mais do que o tradicional PMDB e 1.350 a mais do que o PSDB.
Surpresa I – Dos 4 candidatos que superaram a casa dos 1.000 votos, 3 são do PSB, Clifer, o mais votado das eleições, Joãozinho do Foto e prof. Wellington.
Surpresa II – Individualmente, o PMDB teve seu pior retrospecto, elegendo apenas 2 vereadores, Cleiton Camilo e Márcia do Peti.
Surpresa III – Aliás, após três legislatura, uma mulher volta a fazer parte do Legislativo Municipal goiatubense. A responsável pelo feito é Márcia do Peti, que além dos serviços prestados, contou com apoio do ex-vereador Vardim.
Surpresa IV – Foi a votação recebida por Flaviano (PC do B) 934 votos, o mais votado da coligação que apoiou Reinaldo Cândido. Flaviano conseguiu triplicar sua votação em relação à 2008.
Surpresa V – Informações de bastidores dão conta de que Flaviano além de seu trabalho pessoal de casa em casa obteve importantes apoios. Entres esses apoios está o do empresário Jânio da Agripeças.
Surpresa VI – A nova Câmara será uma das mais jovens da história do Legislativo goiatubense. A média de idade será de 41 anos e 7 vereadores têm menos de 40 anos de idade.
Surpresa VII – Antonialy do Sindicato (DEM) será o mais novo do grupo, com 29 anos. Antonialy teve como plataforma de sustentação o próprio grupo que compõe a entidade e contou com um importante apoio, Nilton Viturino.
Surpresa VIII – Nilton Viturino foi o elo de ligação entre o jovem de classe média com as famílias mais humildes, em especial, as famílias do Setor Parque das Primaveras e do Setor Oeste e Esplanada.
Surpresa IX – Saulo Severo (PTB) revelou à Coluna que tudo em sua vida tem que ser com muita dificuldade e suspense. Ele se refere a questão de ter sido o último candidato na lista dos treze eleitos.
Surpresa X – Saulo e Coxinha brigavam por uma vaga e o petebista levou a melhor, recebendo mais de 100 votos do que seu amigo e principal concorrente dentro do ninho tucano.
Persistência - Depois de 2 tentativas mal sucedidas, seu Benício, leia-se Salão Bahia, enfim conseguiu. Seu filho, prof. Wellington foi eleito vereador.
Persistência I - Outro que venceu que não esmoreceu e merecidamente conseguiu se eleger foi o jovem Flaviano, dono de 934 votos.
De primeira - Já os debutantes Cleiton Camilo e Noró Buzain, conseguiram se eleger na primeira tentativa. 904 e 1.274 votos respectivamente. Nada mal hein?
Chance - Esta é a grande chance de mudanças no comportamento da Câmara de Vereadores. A maioria absoluta dos novos vereadores são debutantes na casa, portanto, sem os vícios inerentes à função. E o mais importante, gente de qualidade e capacidade inquestionáveis.
Podão - Prefeito Marcelo Coelho retornou com o podão afiado. Chegou provocando baixas nos quadros da municipalidade, mas o grande estrago foi na saúde, segundo informações, 9 médicos e todos os enfermeiros foram demitidos.
Podão I - Mais cabeças vão rolar, afinal, é preciso adequar receitas e despesas para entregar o governo municipal ao próximo prefeito ajustado.
Joviânia
Errado - Depois de conhecido o resultado das urnas, partidários do candidato tucano desfilaram provocantemente frente a residência da candidata derrotada.
Errado I - O processo democrático em nosso país ainda é relativamente novo, mas já deu tempo para que a liberdade de escolha não seja confundida com a falta de respeito.
Errado II - O enfrentamento nas urnas foi difícil e cansativo para os dois lados e a vitória sobre os adversários é motivo de alegria, mas não pode ser motivo para tripudiar sobre o adversário.
Errado III - Durante a carreata que comemorou a vitória de Max Barbosa e Nego Riccioli foram executadas músicas que destacam a inferioridade feminina. Em pleno século XXI.
Renovação - Dos 9 vereadores eleitos, 6 são marinheiros de primeira viagem, 2 conseguiram se reeleger e 1 volta ao legislativo depois de cumprir suspensão imposta pelo povo.
Renovação I - Resta esperar que os novos edis sejam capazes de formar um grupo capaz de bloquear a sagacidade dos veteranos e ocupem os lugares que o povo confiou a eles.
Vicentinópolis
O retorno - A vitória de Zé do Neca (PMDB) sobre Jair (PSDB) prova que uma coisa é ser votado, outra muito diferente é transferir votos.
O retorno I - Apesar do apoio do prefeito Branquinho, Jair e Neguinho não conseguiram convencer os vicentinopolinos de que seu plano de governo era melhor do que o do veterano adversário.
O retorno II - O prefeito eleito não conseguiu fazer a maioria na câmara municipal. Dos nove vereadores eleitos, 5 são de oposição ao novo governo. Tem que negociar.
Aloândia
Mandando no terreiro - Prainha com seu jeito de quem não queria nada, venceu a situação dominante e mostrou que é o Galo no terreiro de Aloândia.
Mandando no terreiro I - Mesmo com o apoio do prefeito Cássio Sampaio, o vereador Ismael não conseguiu lograr êxito junto a população aloandense.
Mandando no terreiro II - Ao contrário de seus companheiros eleitos no último domingo, Galo elegeu a maioria dos vereadores que formarão a próxima câmara. Dos 9 eleitos, 5 são da coligação que elegeu Galo.
Edealina
Quase - O prefeito Batista Boiadeiro (PTN) conseguiu se reeleger nos minutos finais. Só abriu vantagem nas últimas urnas. A diferença foi de 15 votos.
Esperança - Realmente é a última a morrer. Adversários de Batista Boiadeiro ainda acreditam em uma reviravolta no resultado da eleição. Segundo informações, há suspeita de irregularidades no processo.
Arremate
O Centro de Educação Profissional de Goiatuba – CEP, comunica a todos os alunos cadastrados no Programa Bolsa Futuro que as aulas já começaram e que os beneficiários têm até o 16/10/2012 para informar os dados bancários (conta no banco) para receber o benefício. A partir desta data, quem não cumprir esta exigência será excluído do Programa, perdendo o benefício.