Goiatuba
Especula-se I – Que o tabuleiro tucano começa a ter algumas peças mexidas. O objetivo é abrigar alguns suplentes de vereador.
Especula-se II – Dentre os primeiros que devem ser abrigados e que são importantes no Legislativo devido a experiência, estão Izaías Pirett (PP) e Venilton Avelinar (PTB) que não se reelegeram, ficando na primeira e segunda suplência, respectivamente.
Especula-se III – Para abriga-los, existem algumas opções, todavia, as mais cogitadas são: os vereadores eleitos, Arnaldo Salatiel (PP) assumiria a Secretaria de Administração (cargo que já ocupou no governo Godofredo) e Saulo Severo (PTB) a presidência da FESG.
Especula-se IV – Outro suplente que deve ser aproveitado é o jovem Gabriel Faleiros (PC do B), que em sua primeira experiência eleitoral recebeu expressiva votação. O jovem foi apoiado pelo empresário Valter Andrade.
Especula-se V – Apesar dos inúmeros boatos oriundos do ninho tucano, há ordem expressa para não confirmar nada, negar sempre e se possível ainda despistar todos os fatos.
Fato I – O presidente da Câmara Vereador Ailton Caetano Pereira (PMDB) atrasou por 15 dias as sessões do mês de novembro para que os vereadores da bancada do prefeito eleito Reinaldo Cândido (PSDB) pudesse estudar o Orçamento de 2013 e apresentar Emendas.
Fato II – 15 dias após, o Legislativo iniciou as sessões e pra surpresa de todos, inclusive dos vereadores da bancada do futuro governo, nenhuma Emenda fora proposta.
Fato III – Segundo o vereador Venilton Avelinar, até reuniões envolvendo os vereadores e o futuro prefeito chegaram a ser marcada, mas na última hora recebera um telefone avisando que não mais seria realizada.
Fato IV – O vereador Divino Marques (PSC) ressaltou e parabenizou a postura democrática do presidente da Casa e revelou que em seus 31 anos de Legislativo nenhum presidente deu tanta liberdade a um prefeito eleito.
Churrasco – Neste domingo será a vez da comunidade de Marcianópolis receber a comitiva tucana para um churrasco comemorativo à vitória no pleito de 7 de outubro.
Ausente – O vereador Carlos Henrique “Coxinha” (PSDB) teve sua participação nas sessões legislativas de novembro prejudicada face a uma internação provocada por infecção de garganta.
Presente I – O vereador eleito Jubes Carlos foi o único dos novos edis a prestigiar as sessões legislativas de novembro. Segundo ele, buscava conhecer o funcionamento da Casa e também aprender um pouco mais sobre o papel do vereador.
Presente II – Jubes revelou à Coluna que não foi convidado para assumir nenhuma secretaria no futuro governo tucano. Mas se fosse convidado, não aceitaria porque se sentiria traindo o eleitor que o elegeu para atuar como vereador.
Firme I – O vereador Donizete Carolla, único que foi reeleito para a próxima legislatura, revelou à Coluna que estava muito feliz, “venci tudo e todos”.
Firme II – Segundo Carolla, apesar do esforço de muitas “forças do mal” ele mostrou mais uma vez que está preparado para enfrentar adversidades, “só Deus pode me derrubar”, concluiu.
Conclusão I – Segundo a presidente da FESG, Joselir Balieiro, as obras físicas do Auditória da FAFICH serão concluídas antes do fim do mandato do prefeito Marcelo Coelho (PMDB).
Conclusão II – No entanto, ela ressaltou que apenas o mobiliário ficará para ser instalado no inicio do ano, pela nova administração.
Conclusão III – Joselir revelou que todo processo licitatório já foi realizado e caberá ao próximo gestor apenas efetuar a compra, ganhando muito tempo.
Buriti Alegre
Equipe I – Aos poucos, o futuro governo de Marco Aurélio (DEM) e André Chaves (PMDB) vai ganhando cara. Essa semana, mais alguns convidados aceitaram o convite para assumir pastas na gestão do Democrata.
Equipe II – O vice-prefeito eleito André Chaves será o secretário de Administração e será uma importante figura no governo.
Equipe III – Cristiane Aparecida Ferreira (PMDB) comandará a Secretaria de Educação. Seu trabalho foi reconhecido por Marco Aurélio e ela seguirá no comanda da pasta que terá papel de destaque no futuro Governo.
Equipe IV – Edmilson José Guerra foi convidado para comandar a Secretaria de Saúde, um dos pontos que deve receber atenção especial no Governo de Marco Aurélio.
Equipe V – Edmilson foi convidado devido sua experiência no setor de saúde e ressaltou que será um grande desafio, já que esta é uma pasta que Marco Aurélio quer promover uma verdadeira revolução.
Equipe VI – A próxima primeira-dama Raquel Naves assumirá efetivamente a Secretaria de Ação Social e promete formar uma equipe extremamente profissional.
Edéia
Educação – O setor continua movimentando a comunidade estudantil com diversos projetos desenvolvidos pelas unidades escolares da cidade.
Política I – O prefeito eleito Elson Tavares (PSDB) continua sem manifestar qual será sua equipe. Alguns conhecedores da política local acreditam que ele só se pronunciará após as definições no Legislativo.
Política II – É que há uma certa disputa interna pelo comando da Casa e o prefeito eleito não pretende tomar nenhuma posição que possa parecer interferência na autonomia daquele Poder.
Política III – O PSDB trabalha para fazer a presidência, mas procura evitar a disputa e pretende chegar até o dia da escolha com candidatura única.