Nesta segunda-feira (5), foi realizado o Conselho Técnico da Divisão de Acesso de 2021. Com representantes de todos os clubes participantes, além do presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Pitta, ficaram definidos o sistema de disputa, as datas e os detalhes da competição.
Os clubes integrantes da próxima edição da Divisão de Acesso do Goianão são os seguintes: Anapolina, Aparecida, Goiânia, Goiatuba, Inhumas, Morrinhos e Novo Horizonte. O sistema do torneio será de pontos corridos, com turno e returno e 14 rodadas no total. A data de início será em 3 de outubro, enquanto o desfecho acontecerá em 28 de novembro.
A cada rodada, um time diferente descansa. Portanto, cada equipe pega duas folgas no total. Os dois melhores colocados garantem espaço na elite do Campeonato Goiano de 2022. Já o último lugar será rebaixado para a Terceira Divisão.
Serão utilizadas quatorze datas, sendo que cada equipe disputa doze partidas, seis como mandante e seis como visitante.
Protocolos sanitários
Inicialmente, ficou instituído que os testes serão realizados em até 48 horas antes das partidas, com validade pelo período de dez dias. Porém, segundo o próprio presidente da FGF, o esquema pode ser modificado a depender da mudança de cenário da Covid-19 no estado de Goiás.
Existe uma expectativa que esses jogos da Divisão de Acesso já possam contar com a presença de torcedores, liberando um percentual da capacidade de cada estádio, uma vez que existe a promessa das autoridades do estado de Goiás, para vacinar toda a população adulta até o final do mês de Setembro.
Outros detalhes
Uma outra observação discutida foi a respeito do número de substituições. O sistema de cinco alterações com três paradas, vigente na atualidade, vai permanecer. Além disso, os clubes entraram em acordo pela liberação da obrigatoriedade de possuir ao menos sete atletas com menos de 23 anos no plantel.