Um olhar 360º para o agro do futuro. Essa é a proposta do Sistema Faeg/ Senar e do Sebrae Goiás, na 19ª edição da Tecnoshow Comigo, que será realizada entre os dias 04 e 08 de abril, em Rio Verde, no sudoeste goiano.
Com uma programação bastante diversificada, o estande conta com mais de 500m2 e reúne espaços interativos que incentivam o público a experimentar soluções digitais inovadoras para otimizar a produção agropecuária em sintonia com o meio ambiente. A previsão é que cinco mil visitantes passem pelo espaço e a programação promete surpreender o público.
Para o presidente do Sistema Faeg/Senar, Zé Mário Schreiner, a Tecnoshow é uma referência nacional e evidencia o Brasil que dá certo. “O setor agropecuário tem se destacado como forte pilar da economia brasileira, sendo exemplo de produção que supera e bate recordes a cada safra.
A Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, prova toda essa força, valorizando o Centro-Oeste como um modelo no Brasil no que diz respeito à tecnologia, pesquisa e inovação. Um evento importante para discutirmos sobre as prioridades do agro brasileiro”, afirma o líder classista.
A Programação
A Casa dos Produtores Rurais (como é tradicionalmente conhecido o estande das instituições) também apresentará nesta edição fruto de florestas plantadas por uma associação de 40 produtores goianos, cuja silvicultura sustentável é apoiada pelo Sistema Faeg/ Senar e Sebrae Goiás. Além deste trabalho, os visitantes também poderão conhecer o espaço “Campo Lab” com 16 agtechs (startups com foco em atividades voltadas para o agronegócio). Dentre elas, a QualyEnergy [que apresentará o resfriamento de um reservatório com capacidade para armazenar 500 litros de leite utilizando sistema de placas solares fotovoltaicas] e a Aeri, empresa especializada em drones de pulverização que fazem o controle de doenças fúngicas nas lavouras, a partir de bioinsumos. Também estarão disponíveis uma mostra dos treinamentos de realidade virtual para capacitação de operadores de colheitadeiras e tratores agrícolas lançados recentemente pelo Senar Goiás.
Uma Arena de Conhecimentos - Planejada para provocar novas experiências, a Casa dispõe de uma “Arena” projetada para troca de conhecimentos, inspirada nos maiores eventos mundiais. Na segunda-feira, (04/04), esse espaço receberá 80 produtoras rurais de todo Estado para o III Encontro das Mulheres Sindicalistas da Faeg. O palco central também terá reuniões técnicas comandadas por especialistas em cereais e oleaginosas. Seguidas por discussões importantes na área de biofertilizantes e fintechs. Já na terça, (05/04), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) promove um workshop para debater o panorama do agro, em âmbito nacional e estadual.
De portas-abertas ao novo, as instituições visam promover o olhar 360? para a agropecuária que alimenta o mundo e sustenta os pilares da economia brasileira, sem pontos cegos.