Cachoeira não é o Bicho!
Belíssimas obras da natureza: As Cachoeiras. Lindas, fortes, poderosas. Elas abrilhantam as paisagens, vaidosas com seus grandes véus. Lançam seu poderoso spray de água sobre a vegetação ciliar, dando vida a tudo em sua volta e a tudo que nela habita. Estão no seu lugar, cumprindo a sua missão de Paz na Terra. Cachoeira é o Bicho!
Enxurrada não. Ela arrasta, devasta, não respeita. Chega sem avisar, vai dominando tudo e causando imensa destruição. Leva tudo que tem realmente valor e o que não tem. Leva a dignidade das pessoas, leva sua paz, seu ponto de descanso, te assusta e assombra com a ameaça iminente de destruição. Enxurrada te transforma em Bicho!
Chega com uma Lereia qualquer e joga com sua vida! E neste jogo sempre perde quem está no caminho dela... Leva à ordem, os papéis da Lei, o dinheiro, os Homens da Lei, leva todos os Bichos e até as Biccas do caminho (estreitas, tentam fugir pra longe, mas estouram quando Ela passa). Desmontam também as Torres. Uau! Até as Torres?! Sim. Estas, mesmo grandes e acima de qualquer suspeita se não sustentadas em bases sólidas de valores, também podem ser levadas pelas torrentes das Enxurradas. É o maior Perillo! Digo perigo!
Enxurrada é uma Cachoeira do mal. Está no lugar errado. É a Cachoeira das ilusões. Ilusão de que em algum momento o mal vencerá o bem. Nunca. Pois Ela vem, passa, causa sérios danos e destruição, mas vem o povo de bem e reconstrói tudo. São feias suas veias. Toda sua ramificação destrói. Seu berço é imundo, não é criação deste mundo. É coisa dos Homens. Nasce de qualquer jeito e por acaso, uma catástrofe oportunista, que chega porque permitimos, e porque poluímos a sociedade com nossa inércia. Cachoeiras não. Estas foram esculpidas pela Natureza cuidadosamente e vão conquistando seu espaço. Para a enxurrada o tudo não vale nada. Diante dela tudo é um Jogo. E para sobreviver a este jogo gritamos por uma revolução na consciência coletiva.
Enquanto continuarmos entupindo nosso mundo, nossas vidas e de nossas gerações com o lixo da humanidade, não permitiremos que flua e escoe a lama desta Cachoeira de inversão de Valores, dando espaço para Corredeiras de honestidade, respeito e esperança! As Bocas dos Lobos estão com seus ralos lotados (estão em cada esquina. São pelo menos 26), cheios de poluição até a tampa, dificultando seu escoamento...
Acho que Cachoeira não é o Bicho... Acho que O Cachoeira na realidade não passa de uma Enxurrada que logo deve passar! E que passe logo!
Fabrício Maurício de Oliveira é Psicólogo, Gestor de Pessoas de uma Usina da região e Escritor, colaborador do nosso Jornal.
fabricioliver@hotmail.com
https://batalhainterior.blogspot.com.br