Filme goiano mostra como celular impacta as classes sociais
Média-metragem Inevitável tem exibição exclusiva na tela do cinema no dia 30
A facilidade das telas na palma da mão também traz consequências, é o que mostra estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em que concluiu que o uso excessivo de telas está ligado a uma piora da saúde mental. As tramas e os problemas do uso excessivo da tecnologia é um dos temas abordados em Inevitável, média-metragem gravado nas cidades goianas Itumbiara, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. O filme, aprovado no Programa Goyazes 2023, uma lei estadual de incentivo à cultura, tem lançamento especial nas salas de cinema com exibição para 200 pessoas no dia 30 de janeiro.
Inevitável apresenta uma mistura de histórias distintas que juntas proporcionam um entendimento do enredo. O ponto central da trama são os acontecimentos com a protagonista Angelita, uma mulher que sofre um atropelamento enquanto estava indo para o trabalho. As demais histórias, embora em lugares diferentes, vão se cruzando e envolvem pessoas que estão ligadas ao que aconteceu com Angelita. O grande ponto de conexão é o uso frequente do aparelho celular como elemento importante na condução da narrativa.
As gravações aconteceram entre setembro e novembro de 2023 e passaram por diferentes cenários de cidades goianas. “Nossa premissa é produzir obras que reflitam sobre temas que entendemos ter relevância para ser discutido com a sociedade. Reunimos no elenco grandes talentos do cinema local como a atriz de renome nacional Bellatrix Serra, o multipremiado ator, diretor e roteirista Eduardo Rosário e o consolidado rapper e ator Donato no Relato. A equipe conta ainda com o requisitado diretor de fotografia Emerson Maia, o produtor-executivo Jederson Wagner e os atores estreantes Leandro dos Reis, Taysa Carvalho e Iasllana Nunes. Hoje temos um grande filme nas mãos, aprovado e elogiado pelos avaliadores”, explica Jonathas Veloso, diretor do filme.
A estreia está agendada para o dia 30 de janeiro, às 19h, na sala de cinema do Cineprime em Anápolis. Ao todo, 200 ingressos estão disponíveis para retirada, o público pode garantir sua participação pelo link disponibilizado na página do filme no instagram @filmeinevitavel ou pelo whatsapp 062 99694-7473. Confira o trailer
">
">aqui.
Relevância Cultural
O projeto foi aprovado com louvor no Programa Goyazes 2023, uma lei estadual criada há 23 anos com objetivo preservar e divulgar o patrimônio cultural, histórico e artístico através do incentivo e apoio à produção cultural e artística relevante para o Estado de Goiás.
Segundo relatório de avaliação de mérito, emitido pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, a proposta do filme Inevitável apresenta relevância e grande mérito cultural. “O projeto é bem escrito, possui uma metodologia clara, o tema e motivação estão explicados em detalhes. A equipe é competente e capacitada para realização da proposta. Atende às exigências do edital e possui grande mérito cultural. Por se tratar de autor com experiência de atuação artística em Goiás, o projeto apresenta relevância para a promoção patrimonial local”, pontua Secretaria de Cultura do Estado de Goiás.
Sinopse:
Angelita, uma médica recém-formada que deixou a Venezuela e veio morar no Brasil à procura de novas oportunidades, mas aqui encontrou os maiores desafios da sua vida.
FICHA TÉCNICA
NOME: Inevitável (2024)
GÊNERO: Ficção / Drama
DURAÇÃO: Média-metragem (duração prevista de 50 minutos)
IDIOMA: Português / Espanhol
ORIGEM: Brasil
ELENCO: Bellatrix Serra, Donato no Relato, Eduardo Rosário, Valentina Gomez. Apresentando: Iasllana Nunes, Izak Daniel Barbosa Morais, João Lucas Gomes Batista, Leandro dos Reis Ladeia, Taysa Carvalho. FIGURANTES: Adriel Carlos Mendes Angeli, Ana Cecília Martins, João Victor Castilho, Laiza Fernandes, Lynky Kermam Vasconcelos Sales, Mário Antônio Coimbra, Mayara Resende Vilarinho, Samuel Kevin Rodrigues.
MAQUIADORA: Izabella Lima
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Bruna Silva Crispim
IMAGENS AÉREAS: Martone Martins
MOTORISTAS: João Batista Rodrigues, Álef, Moura da Silva, Sr. Milton
1º ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Matheus Montelo
MAQUINISTA / ELETRICISTA: Thiago Nícolas, de Santana Silva
TÉCNICO DE SOM: Ronan Rodrigues
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Emerson Maia
TRADUTORES: Português – Espanhol: Franco Bruno Ribeiro Oliveira, Atala Melissa Arino
Rezende, Maria Belén Munoz.
TRADUTORA: Português – Inglês: Greice Moura
ROTEIRO: Eduardo Rosário
PRODUTOR EXECUTIVO: Jederson Wagner Barbosa de Carvalho