Ninguém é infalível e não há aquele que seja de todo inútil. O bom nisso é que todos têm, dia a dia, a oportunidade de transparecer o seu lado bom e, com o decorrer dos dias, minimizar as dificuldades. Uma das questões a serem trabalhadas é a falta de iniciativa. Boa parte das pessoas protela as atitudes e deixa, ou quase, as obrigações ou necessidades passarem da hora. Boa parte delas.
Há pessoas que demoram pular da cama cedo. Acordam, desligam o despertador, ficam rolando pra lá e pra cá agarradas ao sono e à preguiça até o último instante. Depois se levantam apressadamente e quase sempre chegam atrasadas ao destino. Falta a elas iniciativa. Outras, enrolam para tomar banho. Arranjam facilmente uma desculpa para adiar o compromisso com a higiene. Ordens ou alertas nunca são ouvidos e às vezes o banho nem acontece. Não têm iniciativa. Há indivíduos que marcam uma viagem e costumeiramente adiam o momento de arrumar as malas. A contagem regressiva termina e a tarefa se revela incompleta. Na pressa, algo importante quase sempre fica para trás. Causam dissabores pela carência de iniciativa. Existem aqueles que esticam ao máximo o prazo de uma dívida. Ficam devendo mesmo tendo o dinheiro no bolso. No final pagam juros e ainda ouvem comentários que poderiam ser evitados. Passam por caloteiros devido à ausência de iniciativa. Assim vão, adiando tudo na vida.
Claro, não posso deixar de citar as inúmeras pessoas fofinhas que juram fazer regime, mas deixam sempre para começar na próxima segunda-feira. Enquanto esse dia não chega, vão ganhando, entre churrascos e cervejas, alguns quilinhos a mais. Esse é o exemplo clássico da inexistência de iniciativa. E as que lutam boa parte da noite contra a vontade de fazer xixi? Vão adiando, adiando, dormem, acordam, dormem de novo. A bexiga quase estoura e não levantam para ir ao banheiro. Uma boa noite de sono é perturbada pela pura falta de iniciativa. Assim vão, adiando tudo na vida: a consulta ao médico, o tratamento dentário, a abstenção ao refrigerante, a visita ao parente, a ajuda ao amigo.
A ausência de atitude é um dos maiores obstáculos que separam os sonhos de suas realizações. Não se deixa para depois uma vontade, uma necessidade, uma obrigação. O ponteiro das horas gira lentamente para dar a todos a oportunidade de ação. Não pense que as conquistas aparecem simplesmente em sua porta. É necessário sair e lutar por elas. Enquanto você espera, muitos já seguiram para a batalha e inevitavelmente chegarão primeiro. Não é necessário pressa, mas sim iniciativa. Não espere se esbarrar por aí com alguém para dizer as frases guardadas em sua mente. A vida passa e, sem sua ajuda, esse momento tende a nunca acontecer. Não conte com a boa vontade do destino. O acaso não enxerga a beleza dos sonhos, não sabe medir a extensão de um sentimento. O acaso ignora os impacientes desejos do coração. É preferível fracassar pela aceleração dos passos que pela morosidade da ação. Deixe de lado as frases: depois eu faço, depois eu ligo, depois eu vou. A partir deste instante, escreva a história de sua vida com mais iniciativa.