Pequenos detalhes que normalmente revelam grandes verdades, quase sempre passam despercebidos. Um destes se exibe atualmente à nossa frente e não é preciso muito esforço para entender sua mensagem. Estou falando da lavoura de girassol às margens da rodovia que dá acesso à cidade.
Lá está ela, toda altiva, pintando o chão de dourado em contraste com o capim seco do outono que se estende no horizonte. A cor amarela se destaca entre as outras suas amigas e não há dúvida de que, em grande extensão, tem a magia de seduzir os olhares de todos, até mesmo dos mais insensíveis. Amarelo é sinônimo de riqueza, de prosperidade, não se pode esquecer. Associada a essa definição, a flor do girassol encanta os corações apaixonados e as almas que apreciam o belo e o simples. Um silencioso chamado atrai e ela prende a atenção com sua dança ao vento, seu sorriso largo e o rosto sempre voltado para o sol. Tanto é verdade que constantemente famílias inteiras, grupos de amigos, românticos casais se deslocam ao lugar para apreciar o espetáculo, caminhar ao lado das flores, registrar o passeio em fotos e postar na grande rede, compartilhando a todos sua alegria. É frequente ver um automóvel estacionado nas imediações. Há até mesmo um local preferido, do lado direito da rodovia, próximo a uma árvore. Ali as poses se sucedem e as pessoas realizam um pequeno e agradável passeio de fim de tarde.
Mas que verdade a lavoura de girassol nos revela, à qual fiz alusão no início de nossa conversa? Vamos a ela. Todos sabem das dificuldades que o nosso município atravessa. A população mal recebe o básico como saúde, educação e ruas transitáveis. Desse modo, o lazer fica em último plano e quase sempre é esquecido. As pessoas estão sedentas de um evento qualquer, de uma festa, de uma comemoração para que possam sair e extravasar suas incertezas e preocupações. Nada acontece, no entanto. Assim, o amarelo dos girassóis “inconscientemente” está fazendo esse papel de distração e prazer necessários para uma vida saudável e feliz.
É preciso ressaltar que as lideranças políticas atuais são capazes de mudar esse quadro e, com o passar do tempo, as conquistas serão alcançadas. Enquanto espera esse momento, nossa comunidade se diverte tirando “selfies” na lavoura de girassol. Em nome de todos, nosso agradecimento ao iluminado agricultor.