Rosineia Oliveira dos Santos
Muitas vezes participar de redes sociais é um hábito incorporado à nossa vida moderna.
A professora Lynn R. Offerman, do curso de Psicologia organizacional da universidade de Washington, informa que a vontade de ter conversas abertas no trabalho e de contar historias pessoais como meio de estreitar os relacionamentos faz parte do comportamento atual de nossa sociedade conectada. De acordo com a professora, as redes sociais reforçam e ampliam essa tendência, porém a exposição mal calculada dessas opiniões pode prejudicar a imagem do profissional, ou seja, podem “criar desconfianças e atrapalhar o desempenho na empresa”.
Com essas tecnologias ao alcance das mãos, como resistir a esse mundo digital e de que forma não se expor para que não haja danos a sua integridade profissional?
Algumas dicas ajudam para que a convivência entre funcionários e empresa seja mais harmoniosa no ambiente corporativo:
1 - Evite emitir ou compartilhar opiniões polêmicas, principalmente as que envolvem posições radicais sobre política, futebol, religião, sexo e assuntos controversos em geral;
2 – Pense muito antes de escrever seu post (texto). Uma vez publicado, dificilmente você conseguirá apagá-lo ou impedir que seja replicado; escreva assuntos que possam ser relevantes profissionalmente, construa uma estratégia que valorize sua imagem pessoal;
3 – Fotos e imagens constrangedoras que envolvam roupas inadequadas, bebidas, sexo e drogas não devem ser publicadas. Fora de contexto, elas podem dar impressão de irresponsabilidade;
4 – Não fale mal publicamente de colegas, do chefe e da empresa. Nem por meio de indiretas. Além de correr o risco de chegar ao ouvido deles, ninguém vai querer contratar alguém que vive reclamando;
E a quinta e última dica é: evite aceitar pedidos de desconhecidos para fazer parte de sua rede social. E se for o chefe? A melhor saída talvez seja aceitar o convite. Mas tenha atenção redobrada sobre o conteúdo postado.
Em tempo: releia essas informações de quando em quando.