Alimentos orgânicos ou tradicionais?
Há algum tempo os alimentos orgânicos são apontados como aliados na hora de cuidar da saúde da mulher, mas muitas não sabem ao certo o que são e se trocar o tradicional alimento pelo orgânico realmente faz alguma diferença.
A grande diferença entre o alimento tradicional e o orgânico está na sua produção. Legumes, frutas, hortaliças e até mesmo as carnes orgânicas são produzidas com uso de técnicas que respeitam o meio ambiente, eliminando, portanto, o uso de agrotóxicos, adubos químicos sintéticos e drogas veterinárias.
Justamente por essas características os alimentos orgânicos são mais saudáveis, já que a ingestão de substâncias químicas nocivas ao corpo é nula. Além disso, a ausência dessas substâncias faz com que os compostos antioxidantes dos alimentos sejam produzidos em maior quantidade, auxiliando eficazmente na saúde da mulher.
O único lado negativo dos alimentos orgânicos são os preços, geralmente mais caros do que os tradicionais, e a dificuldade em encontrá-los, já que nem sempre todos os supermercados ou feiras comercializam esses tipos de produtos.
Uma boa dica para quem não tem acesso aos alimentos orgânicos é investir na limpeza dos tradicionais, para livrá-los de substâncias tóxicas antes do consumo. O ideal é lavá-los em água corrente e deixá-los de molho por meia hora. Alimentos tradicionais com casca dura, como laranja e abobrinha, podem ser lavados com detergente neutro.