As bases operacionais da Operação Cerrado Vivo, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), completaram 45 dias de ações no combate a incêndios florestais na região de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. Neste período, mais de 160 ocorrências foram atendidas, destacando o compromisso vital com a preservação do meio ambiente e da região da Chapada dos Veadeiros.
Desde o início da operação, as equipes do CBMGO têm estado na linha de frente para proteger a rica biodiversidade e as comunidades vulneráveis desta área de extrema importância ecológica. O foco primordial tem sido o combate a incêndios florestais, uma tarefa árdua, mas essencial para conter os estragos causados pelo fogo nas áreas naturais.
A Chapada dos Veadeiros abriga uma rica diversidade de vida selvagem, incluindo espécies ameaçadas de extinção, além de mananciais que são vitais para a região. A força tarefa é composta, além do CBMGO, pela Rede Contrafogo, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), PREVFOGO/ Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Aliança da Terra (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável). Fonte/foto: CBM GO.