Lideranças ligadas ao idoso prestigiaram o evento
Regional: 3ª Conferência Estadual do Idoso
Prof. Advair do Carmo, presidente do Conselho Municipal do Idoso, participou da III CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DE GOIÁS, realizada no último dia 1º, data em que se comemora o Dia Nacional do Idoso, no auditório Lago Azul do Centro de Convenções de Goiânia. Com o tema “o compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, a conferência foi aberta pelo presidente do Conselho Estadual do Idoso em Goiás, Mercino Moreira, que fez a leitura do discurso pronunciado pela presidente do Conselho Nacional do Idoso, Karla Giacomini, durante a Conferência de Belo Horizonte. Além disso, o vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Wilson Augusto de Oliveira, também esteve presente no evento reforçando o compromisso da Secretaria de Direitos Humanos em construir um envelhecimento digno e resgatar a dívida social do Brasil com os idosos.
A conferencia Estadual é o fechamento das discussões iniciadas nas conferencias municipais que foram realizadas em 10 cidades pólos ao longo do ano. Prof. Advair informou que durante a III Conferencia forma debatidos assuntos de interesse de toda a comunidade, particularmente aos idosos uma vez que os trabalhos foram norteados por eixos temáticos que discutiram o envelhecimento e as políticas de estado, a pessoa idosa como protagonista da conquista e efetivação de seus direitos, o fortalecimento e a integração dos conselhos e as diretrizes orçamentárias, planos integrados e o orçamento público da União, Estados e Municípios em relação às pessoas idosas. Durante o evento foram realizadas várias atividades envolvendo as pessoas idosas que demonstraram que a experiência adquirida ao longo dos muitos anos, pode superar o ímpeto e o vigor da juventude.
Participaram da mesa de abertura, o deputado estadual Mauro Ruben(PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDH) da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, a Promotora de Justiça, Yélena de Fátima Monteiro; o assessor especial de Políticas para Igualdade Racial da Prefeitura de Goiânia, José Eduardo Silva; a superintendente de política de atenção integral a saúde do Governo do Estado, Mabel Rodriguez; o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Maurício Gebrim; a deputada federal Flávia Morais e o secretário de Cidadania e Trabalho, Henrique Arantes. Logo após a abertura do evento, o Coral de Rubiataba composto por 35 idosos de 55 a 86 anos fizeram a animação da Conferência que seguiu até às 17 horas com leitura e aprovação do Regimento além de eleição dos delegados que participarão da etapa nacional da Conferência.