Chuvas trazem alívio
As chuvas que caíram esta semana trouxeram um grande alívio para toda região. Com as chuvas, o calor e a ameaça de racionamento que rondou todos os municípios deram uma trégua, sendo que em Vicentinópolis, cidade mais atingida pelo longo período de seca, houve racionamento de distribuição de água por quase trinta dias e na última semana o corte de fornecimento chegou a totalidade para a população.
Em Goiatuba, onde o sistema de abastecimento é considerado suficiente, chegou ao final da última semana com a notícia de que se não chovesse a partir de sábado, na segunda-feira (5), começaria um plano de racionamento porque as reservas já tinham se esgotado. Por sorte, as chuvas chegaram e estão ajudando a recuperar os reservatórios e o racionamento foi descartado, pelo menos pelos próximos dias.
Agricultura – O setor do agronegócio já contabiliza os prejuízos provocados pelo atraso e falta de chuvas. O plantio da safra de verão 2012/2013 sofreu atraso de pelo menos um mês, comprometendo a produção e também a safrinha, especialmente a de milho.
Apenas algumas regiões produtoras tiveram índice pluviométrico suficiente para realizar parte do plantio, especialmente da safra de verão do milho, que normalmente é plantada no inicio de outubro, mas com a estiagem, essas lavouras também sofreram perdas com algumas tendo que ser replantadas.
Goiatuba - Av. Amazonas na região central, ontem às 15h