Criança recebe dose da vacina durante Dia “D” de vacinação
Ainda têm crianças sem tomar vacina
O alerta é do Núcleo Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Goiatuba. Segundo informou Marinez Luiz Silvestre, uma das coordenadoras do Núcleo, apenas 86% das crianças foram vacinadas contra o sarampo e 89% contra a poliomielite (paralisia).
Marinez ressaltou que na primeira etapa, Goiatuba cumpriu a meta com maior facilidade e chegou a receber o certificado do Ministério da Saúde por cumprir o índice. A mesma facilidade não está sendo encontrada nesta etapa, apesar de todo o trabalho da equipe em parceria com os agentes de saúde.
O objetivo do Núcleo era encerrar a campanha nesta sexta-feira, mas diante do índice alcançado, o período foi estendido até o dia 26, data em que espera-se ter alcançado o percentual exigido pelo Ministério da Saúde.
Para alcançar este número, o Núcleo está fazendo a busca ativa através dos agentes e outros profissionais, além de utilizar os veículos de comunicação para conscientizar os pais sobre a importância da vacinação na proteção da saúde das crianças de 0 a 7. Marinez informou que os pais que por algum motivo ainda não vacinou seus podem procurar qualquer unidade do PSF, munido do Cartão de Vacinas e solicitar ao profissional a vacina contra a pólio e sarampo. Na oportunidade, também será observado se o calendário de vacinas está completo, caso haja necessidade, a criança receberá também as demais vacinas.
Equipe da Secretaria de Saúde durante mobilização para vacinar crianças contra pólio e sarampo