Comercialize tudo que produz na propriedade rural
Uma propriedade rural geralmente desperdiça grande parte do que produz e isso pode ser evitado, mas algumas dificuldades precisam ser superadas.
A produção de frutas, verduras, ovos, grãos, sucos, geleias, derivados de leite, e doces caseiros, pode ser inconstante e muito diversificada, e pode ser difícil se assumir compromissos de comercialização.
Fornecer para consumidores constantes, como hotéis, e restaurantes é ótimo, mas somente quando decorrente da formalização de uma parceria, pois implica num compromisso de fornecimento, certamente viável para os derivados de leite, e produtos gerados de beneficiamento de frutas.
Utilizar o sistema de revenda, em muitos casos, é bastante complicado, face às exigências de ordem legal, tais como embalagem, rótulo com prazo de validade e composição, e registros, tudo justificável, pelo fato do comprador final, no caso da revenda, desconhecer a origem do produto que está adquirindo.
Assim sendo, para muitos produtos de origem rural o indicado é a venda para o consumidor final, pois este conhece o fornecedor e pode verificar as condições de como é produzido o que está adquirindo. A venda direta, por e-commerce, pode ser facilmente implantada e permite maior lucratividade ao produtor, pois suprime intermediações.
No próximo boletim analisarei os desperdícios de uma propriedade rural.
Para maiores informações entre em contato comigo Cristina Haberl.