Reinaldo recebendo informações sobre novas variedades de soja em recente Dia de Campo
"Sou um apaixonado por Goiatuba"
O Jornal Goiás Interior trás a partir desta edição uma série de entrevistas com os principais candidatos a prefeito nas próximas eleições dos municípios alcançados pela circulação do veículo. Este projeto visa oferecer aos eleitores um pouco mais de conhecimento sobre os pré-candidatos, seus projetos e como pretendem administrar os municípios. Lembrando, as eleições de 2012 acontecerão no dia 7 de outubro.
Abrindo a série, o Jornal entrevistou o pré-candidato Reinaldo Cândido (PSDB), 49 anos, casado com Márcia Helena Cândido e pai das jovens Camila (advogada) e Amanda (estudante de agronomia). Reinaldo é produtor rural e lidera o Grupo Cândido, um dos mais tradicionais da região. O pré-candidato já ocupou a Secretaria Agricultura (1993/1996), foi vereador (1997/2000), vice-prefeito (2005/2008) e atualmente busca eleger-se prefeito, sendo o principal nome do PSDB para a disputa municipal. Confira os principais trechos da entrevista.
GI: Porque decidiu colocar seu nome para apreciação?
Reinaldo: Sou um cidadão apaixonado por Goiatuba. A história de minha família está entrelaçada com a de Goiatuba. Sempre procurei estar presente na vida política e social da cidade, seja como vereador, vice-prefeito e empresário. Acredito nas pessoas daqui e tenho a convicção de que hoje estou preparado para administrar o município com total competência. Minha maior motivação é sem dúvida nenhuma o amor que tenho por Goiatuba.
GI: Você fez parte da primeira parte do governo atual, porque resolveu deixá-lo?
Reinaldo: Minha decisão de me afastar do governo municipal foi estritamente política. Todos que me conhecem sabem que divergimos no campo das idéias, sendo assim, e acredito que quando você não pode ajudar o melhor é não atrapalhar.
GI: Como você analisa a situação dos grupos ligados ao Governador Marconi Perillo? Haverá união?
Reinaldo: Sem dúvida nenhuma. Mantenho contato freqüente com os deputados da base aliada e até mesmo com o próprio Governador Marconi Perillo. Todos são favoráveis e já acenaram positivamente à nossa candidatura.
GI: Em caso de seu nome ser consolidado para disputar as eleições, qual deverá ser sua principal proposta?
Reinaldo: Acredito que a população espera do próximo prefeito uma atuação mais presente e focada na educação e saúde. Não tenho dúvidas de que iremos canalizar vários esforços e recursos, os quais iremos buscar junto ao governo estadual e federal, uma vez que necessitamos recuperar o crédito que Goiatuba perdeu nestas esferas governamentais. No entanto, para uma administração saudável, isso é apenas a ponta da linhada. Mas saúde e educação são e devem ser sempre prioridade em qualquer governo.
GI: A Saúde e a FAFICH são consideradas as principais fontes para alavancar o desenvolvimento goiatubense, há planos para estes setores?
Reinaldo: Como dissemos anteriormente, saúde e educação são questões primordiais para qualquer administração. Sabemos que hoje a FAFICH é um pólo educacional que atinge de maneira eficiente a Região do Sul de Goiás e até do Triângulo Mineiro. Isso pode ser melhorado com investimentos em docência e estrutura. O mesmo podemos falar do Hospital Municipal que tem uma atuação regional e que deve exercer essa função “regional” de verdade. Contratar mais profissionais e investir em equipamentos modernos para exames mais complexos que atendam a demanda tanto da comunidade goiatubense, como a regional.
GI: Existem questões práticas, que dependem de pessoas para serem resolvidas. Como o senhor vê isso?
Reinaldo: Temos que olhar com muita atenção para o nosso quintal. Uma prefeitura estável deve investir em planejamento, contratar profissionais com critério técnico em cada secretaria, sem intervenções politiqueiras. Uma coisa que aprendi nesses anos como homem público é que o radicalismo só atrapalha. O que dá certo deve ser mantido, continuado. Se a ideia é boa não devemos descartá-la só porque partiu de um partido adversário.
GI: Como seria a Goiatuba ideal para o senhor?
Reinaldo: A cidade ideal, acredito eu que deve ser compartilhada por todos. Goiatuba é um município que tem tudo para se desenvolver social e economicamente. Crescimento, nem sempre é populacional, mas em qualidade de vida. Uma cidade não precisa ser grande para ser boa. Se os incentivos e as melhorias atraírem novas pessoas, mais comércio e até indústrias, isso é ótimo. Mas temos que buscar em primeiro lugar o bem estar coletivo e ganhar o jogo em casa, investindo em quem já está aqui. Se o empresário local precisa de incentivo para aumentar sua produção ou tem uma nova idéia para um negócio, temos que criar mecanismos eficientes para atender a essas pessoas. Outro ponto crucial é melhorar nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e isso se faz com povo bem instruído e saudável. Com o mundo aberto a essas novas tendências, devemos nos adequar. O resto acontece naturalmente, porque se tem uma coisa que Goiatuba tem, são pessoas de valor e com coragem para transformar nossa cidade.
Reinaldo Cândido e a filha Amanda, estudante de agronomia